O GDM, Grupo Desportivo Macedense celebra 30 anos e para marcar esta data simbólica está a preparar algumas mudanças em vários níveis, ao nível da imagem, com a alteração do seu logótipo, e da estrutura da sua Geração Futsal, ou seja, nas camadas jovens de formação.
André Vaz, coordenador do GDM adianta que o balanço é extremamente positivo, em que ainda na época de inscrições, estão a receber atletas de diversos concelhos vizinhos, nomeadamente, de Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Torre Dona Chama e Bragança. Um facto que deixa o coordenador muito orgulhoso, destacando que vão manter os 7 escalões:
O Macedense é, há vários anos, a esta parte, a única equipa do distrito de Bragança que tem todos os escalões de competição, ou seja, temos os sete escalões de formação no clube. O ano passado, tivemos em exclusive nos escalões de iniciados, duas equipas a A e a B, dado o numero de atletas que tínhamos inscritos. Para esta época, e considerando que os treinos só começaram segunda-feira, o balanço está a ser francamente positivo. Estamos com muitas mais inscrições de crianças, do que aquelas que prevíamos, nesta altura. Sabemos já que vamos ter os sete escalões, e só estamos a verificar se há algum escalão que vamos ter duas equipas. Por um lado é bom, significa que temos muitos atletas, naquelas idades, mas por outro, torna-se aqui um pesadelo de logística, para a estrutura do clube, e apara organização interna. Mas estamos aqui para dar resposta a todas as crianças, que queriam e que venham jogar connosco.
Uma das novidades é a Academia Macedense, com especial enfoque na formação, com a criação de um papel de coordenador técnico de formação, lugar ocupado por Patrick Simão:
E considerando os 30 anos do clube decidimos fazer aqui um “lifting”, no que é o projeto da formação. Entendemos que a formação, tem de ser encarada cada vez com mais profissionalismo, mais não seja, porque é a base do clube. Achamos que neste momento, esta época, a comemorar os 30 anos, devíamos fazer um “upgrade” à formação. Primeiro começou pelo mudança de imagem e de nome, para marcar a diferença, e depois da decisão interna da direção do GDM, foi de dotar de recursos humanos, toda a componente da formação. E neste caso, este ano, tivemos a entrada do Patrick Simão, para a parte de coordenador técnico de formação, ou seja, tudo o que tem a ver com a parte do treino e treinadores, passa a ser da responsabilidade dele.
Patrick Simão entrou para o GDM em 2005, já disputou mais de 250 jogos neste clube.
Este ano, há uma novidade que é uma aposta em recursos humanos, todos os escalões vão ter dois treinadores, um principal e um adjunto, no entanto há escalões que vão ter mais do que dois , nomeadamente, os petizes e traquinas que vão ter três treinadores por escalão.
Outra das novidades é o treino especifico para guarda-redes:
Outras das questões que colocamos este ano, e que vamos iniciar é o treino especifico para guarda-redes. Deste modo, temos três treinadores específicos para os guarda-redes. São atletas da equipa sénior, juntamente, com outros treinadores que possuem o curso de Treinador, para orientar esta posição tão específica , que é a posição de guarda-redes no futsal. Que cada vez mais é difícil arranjar bons guarda-redes, para o nível que nós temos. E considerando aquele ditado que diz, um guarda-redes é uma equipa, quanto melhores estão os nossos guarda-redes, estão as nossas equipas.
Neste momento têm 16 treinadores afetos aos diferentes escalões e mais três treinadores para os guarda-redes. A meta do clube é de ultrapassar os 130 atletas inscritos na Associação de Futebol de Bragança.
O GDM pretende assim um novo capítulo na história do futsal.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Fotografia: Grupo Desportivo Macedense