Fogo de grandes dimensões em Rebordelo, está em fase de conclusão

Na tarde de ontem ainda houve um reacendimento no incêndio de Rebordelo, em Vinhais, que preocupou as autoridades.

O incêndio que começou anteontem à tarde, em Rebordelo, no concelho de Vinhais, está em fase de conclusão, segundo a página na Internet da Proteção Civil.

Ontem, às 22 horas, João Noel Afonso, comandante sub-regional das Terras de Trás-os-Montes, fez um ponto de situação aos jornalistas no posto de comando instalado junto à localidade de Palas.

O incêndio está dominado. Aquela reativação muito forte que ocorreu acabou por ser dominada com o esforço de todos os operacionais, que foram inexcedíveis no trabalho e combate a este incêndio”.

Informação que se mantém válida a esta hora, dado que o incêndio permanece dominado.

Noel Afonso explicou ainda porque o fogo alastrou novamente, ontem à tarde, depois ter sido dado como dominado durante a madrugada.

Estamos a falar de uma área de orografia muito complexa e foi uma reativação que não se conseguiu dominar em tempo oportuno e, depois, acabou por abrir numa das linhas de água, que fez com que abrisse de uma forma muito violenta em duas frentes, que não foi no imediato consolidar”. 

As chamas voltaram a estar perto de Nuzedo de Baixo e cerca de 70 habitantes foram confinados no centro da aldeia, por precaução, à semelhança da noite de domingo.

Voltamos a implementar o programa Aldeia Segura Pessoas Seguras, por precaução. Não há vítimas nem danos estruturais em nenhuma das habitações”.

Apesar de o incêndio de Vinhais estar dominado, mantêm-se no terreno mais de 273 operacionais e contam com o apoio de 99 meios terrestres.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Ansiães)
Fotografia: Meteo Trás-os-Montes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *