Sexta-Feira 13 em Montalegre espera milhares de pessoas, mas Carlão, em Alijó contempla a Festa das Bruxas

Milhares de pessoas são esperadas hoje em Montalegre para celebrar o dia do azar. É neste concelho transmontano que a “Sexta-Feira 13” assume a sua maior expressão nacional com muitas bruxas, bruxos e demónios pelas ruas, espetáculos piromusicais e a queimada do padre Fontes. Montalegre assume-se como a “capital do misticismo”, mas em Carlão, aldeia do concelho de Alijó, há uma outra festa do oculto que também quer dar nas vistas…

Montalegre já é veterana nestas andanças relacionadas com o misticismo e tendo a Câmara a organizar a Sexta-13 a capacidade para uma festa de arromba é maior. E tão grande é que a vila de Montalegre está a ficar acanhada para tanto turista.

Este ano, a autarquia teve de puxar pela cabeça para arranjar mais espaço onde pouco existe, diz a presidente Fátima Fernandes:

A ponto é gigante a festa da Sexta-13 de Montalegre que mereceu o interesse de investigadores da Universidade do Porto:

A celebração da Sexta-13 começou pequena em Montalegre, hoje é uma das maiores festas de rua do país.

E em Carlão, no concelho de Alijó, a junta de freguesia começou em 2019 a festa das bruxas. O presidente, António Oliveira, adianta que em cinco anos mudou muita coisa, a começar pelo entusiasmo das pessoas:

E com o comércio local passou-se a mesma coisa:

Esta é a primeira Sexta-13 deste ano, mas em dezembro há outra. Tanto em Montalegre como em Carlão já está a ser trabalhada a festa, que terá mais novidades.

Em Montalegre, as celebrações da Sexta-13 começam às 13 horas e 13 minutos, enquanto em Carlão arrancam às 18 horas.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Ansiães)