As aulas da Universidade Sénior já começaram, simbolicamente, no Dia Internacional do Idoso, em Macedo de Cavaleiros

Já deram início as aulas da Universidade Sénior de Macedo de Cavaleiros que este ano tem mais novidades. Este polo de ensino para a terceira idade pretende sobretudo alegrar o dia a dia que quem a frequenta e combater a solidão, que por vezes se sente nesta idade.

Este espaço, este ano, conta com 40 inscrições, mais do que o ano passado, num arranque simbólico no dia Internacional do Idoso que se comemorou nesta terça-feira.

Na abertura do ano escolar, a vereadora do Município de Macedo de Cavaleiros, do pelouro da educação, Sónia Salomé salienta que os alunos vão ser auscultados para este espaço ficar mais lúdico:

Para já vamos manter as disciplinas e o programa de atividade do ano passado. Este ano quisemos enriquecer e dar um carácter mais lúdico às atividades. E quisemos chamar as pessoas à decisão, do que elas pretendem e do que querem fazer.

Portanto, temos para além das oficinas, mais disciplinas, e com o horário alargado.

Vai haver agora um trabalho inicial do que as pessoas vão querer e do que preferem, desde palestras, saídas ou atividades manuais, entre outras atividades.

Para depois, preenchermos esses horários, que ainda não está bem definido.

A ideia é trimestre a trimestre, adaptar as atividades com o que pessoas mais gostam de realizar e mais prazer lhe dá.

Para os alunos o entusiasmo é geral:

É muito bom. Eu considero que vamos ter um ano, cheio de surpresas, porque de facto, a Universidade Sénior, é para isso que cá está. Para que os alunos estejam todos sempre cheios de surpresas, disse Bela Oliveira.

Eu entrei o ano passado, no meio do ano, e é uma experiência que eu achei interessante e decidi voltar. Claro que há sempre algumas limitações, eu até gostava que isto fosse mais exigente, confessou José Gonçalves.

É sempre uma alegria, estamos sempre à espera, deste momento, porque é uma alegria experienciar estas atividades e ver os nossos colegas. Frequento a Universidade Sénior há 10 anos, desde o início, contou Delfina Fontes.

Para este ano, algumas das disciplinas serão a música, expressão dramática, inglês, hidroginástica, saúde, informática e walking football. Uma universidade que tem como missão permitir oportunidades de participação em atividades culturais, educacionais e sociais.

No arranque no ano letivo anterior, a Universidade Sénior contava com 25 estudantes.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *