Já deram início as aulas da Universidade Sénior de Macedo de Cavaleiros que este ano tem mais novidades. Este polo de ensino para a terceira idade pretende sobretudo alegrar o dia a dia que quem a frequenta e combater a solidão, que por vezes se sente nesta idade.
Este espaço, este ano, conta com 40 inscrições, mais do que o ano passado, num arranque simbólico no dia Internacional do Idoso que se comemorou nesta terça-feira.
Na abertura do ano escolar, a vereadora do Município de Macedo de Cavaleiros, do pelouro da educação, Sónia Salomé salienta que os alunos vão ser auscultados para este espaço ficar mais lúdico:
Para já vamos manter as disciplinas e o programa de atividade do ano passado. Este ano quisemos enriquecer e dar um carácter mais lúdico às atividades. E quisemos chamar as pessoas à decisão, do que elas pretendem e do que querem fazer.
Portanto, temos para além das oficinas, mais disciplinas, e com o horário alargado.
Vai haver agora um trabalho inicial do que as pessoas vão querer e do que preferem, desde palestras, saídas ou atividades manuais, entre outras atividades.
Para depois, preenchermos esses horários, que ainda não está bem definido.
A ideia é trimestre a trimestre, adaptar as atividades com o que pessoas mais gostam de realizar e mais prazer lhe dá.
Para os alunos o entusiasmo é geral:
É muito bom. Eu considero que vamos ter um ano, cheio de surpresas, porque de facto, a Universidade Sénior, é para isso que cá está. Para que os alunos estejam todos sempre cheios de surpresas, disse Bela Oliveira.
Eu entrei o ano passado, no meio do ano, e é uma experiência que eu achei interessante e decidi voltar. Claro que há sempre algumas limitações, eu até gostava que isto fosse mais exigente, confessou José Gonçalves.
É sempre uma alegria, estamos sempre à espera, deste momento, porque é uma alegria experienciar estas atividades e ver os nossos colegas. Frequento a Universidade Sénior há 10 anos, desde o início, contou Delfina Fontes.
Para este ano, algumas das disciplinas serão a música, expressão dramática, inglês, hidroginástica, saúde, informática e walking football. Uma universidade que tem como missão permitir oportunidades de participação em atividades culturais, educacionais e sociais.
No arranque no ano letivo anterior, a Universidade Sénior contava com 25 estudantes.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE