Os Caretos de Podence vão ao Vaticano oferecer o casaco genuíno desta tradição a Sua Santidade, o Papa Francisco, numa viagem, que já está marcada, para o ano, no dia 19 de janeiro.
O casaco já está pronto e foi construído por artesãos deste grupo, tão enigmático e carismático.
António Carneiro, o presidente da Associação Caretos de Podence salienta que esta será uma grande uma honra:
“Conseguimos que sua Santidade o papa Francisco nos receba no dia 19 de janeiro. E vamos lhe oferecer uma peça do traje dos caretos, que é o casaco. Para nós é um grande privilégio, e uma grande honra sermos recebidos por Sua Santidade. Fazendo parte também nas comemorações do quinto aniversário, da atribuição do Selo da UNESCO como património cultural imaterial da humanidade.
Veio a propósito de um grupo de argentinos, ter-se inspirado também na tradição dos caretos, que realizaram umas iniciativas, lá na Argentina. Tudo isto ajudou para que a nossa proposta fosse considerada no Vaticano.
Será uma pequena comitiva que vai representar os Caretos de Podence. Também relembrar que este ano, se assinala o quinto aniversário da atribuição do selo UNESCO da Humanidade aos Caretos, no próximo dia 14 de Dezembro. Para tal, está a ser preparado um dia de comemoração, como acrescenta, o presidente da associação:
Passaram-se cinco anos. É uma data oportuna para ser comemorada e refletir sobre o que foi feito nestes cinco anos, e projetar também o futuro para os próximos cinco.
É uma forma de dar também sustentabilidade a esta tradição visível a nível nacional e internacional. Cada vez, há mais curiosos e interessados. E tornou o nosso território conhecido. E essa aposta que temos que fazer para a aldeia de Podence, que precisa de infraestruturas dignas para poder receber mais visitantes todos os dias do ano, não só no entrudo chocalheiro.
Desde 2014 que a Associação dos Caretos de Podence e o Município de Macedo de Cavaleiros iniciaram o processo para a atribuição deste selo. Aconteceu a 12 de dezembro de 2019.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE