A Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros (ADCMC) e o Clube de Combate do Nordeste-CCN venceram os 14 combates que participaram, no âmbito do Troféu FNKDA, que se realizou este sábado, no Pavilhão do Colégio Maristas de Carcavelos, levando a conquistar o primeiro lugar por equipas.
Na prova participaram seis atletas em 11 categorias, e o clube venceu 14 combates, arrecadando oito medalhas de ouro e três de prata.
Luís Durão, responsável técnico e treinador principal do clube, considerou uma prestação notável, afirmando que está muito orgulhoso da equipa, porque tem conseguido bons resultados na prática desta modalidade de kickboxing nesta temporada:
Esta época temos conseguido vários resultados de registo. Já é o segundo primeiro lugar que obtemos. Um em Aveiro e agora em Carcavelos. Também conseguimos um segundo lugar em Odemira. E um terceiro lugar, também numa outra prova.
Temos conseguido ser constantes, ter qualidade. Mesmo com um número muito limitado de atletas, porque nós só colocamos em competição, os que tiverem melhores condições. Não arriscamos muito nesse aspeto. Porque nós preferimos ter qualidade, do que quantidade. Claro que eu tenho muito orgulho em ter estes atletas a representar, porque eles se aplicam muito, e estes resultados são o reflexo do nosso trabalho.
O feito foi alcançado por Mariana Gonçalves, na categoria de -60 Kg, Frederico Ramos, -57, Alexandre Pinto, -63, Rui Batista, -69, Diogo Fernandes, -84 e Djems Andrade (Capitão), -74 Kg. A equipa técnica é composta por Fabrice Fernandes, que é o treinador adjunto de Luís Durão.
Uma questão que se coloca em cima da mesa é a falta de apoios que a associação brigantina tem. Só nesta época já participaram em 6 competições, e a logística é sempre pesada:
Temos tido uma adesão muito boa, em termos de praticantes da modalidade, até pela qualidade, e os bons resultados que temos conseguido. As grandes dificuldades não são no número de atletas, mas sim, em relação aos apoios. Em Macedo de Cavaleiros, temos alguns apoios. Em Bragança já não temos tanto. É muito mais difícil e por isso temos esta parceria entre os dois clubes, só assim é que nós conseguimos fazer tantas provas por anos. Este ano já vamos na sexta prova. E há muitos gastos, em dormidas, em deslocação e alimentação. Só com esta parceria é que é possível participarmos em tantas provas e termos estes resultados. Com um pouco mais de apoios, iríamos conseguir fazer um trabalho muito melhor e conseguir colocar mais atletas na Seleção nacional, mais vezes.
As duas associações juntam mais de 50 atletas, que treinam 2 vezes por semana, em Macedo e 4 em Bragança. A próxima competição vai decorrer em Mirandela, no dia 14 de Dezembro.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE