Sede da Associação Grijó + Jovem, vai ser alvo de obras de remodelação

Este domingo, a Associação Grijó + Jovem, comemorou um ano ano de vida, tempo para realizar uma retrospetiva do seu plano de atividades e dar a conhecer os projetos para futuro.

A ideia de criar esta associação, é dar mais vida à localidade, com várias iniciativas, envolvendo toda a população, independentemente da idade.

Ao logo deste primeiro ano, esta associação já realizou, vários eventos, como refere Luís Lino, presidente da Associação Grijó + Jovem:

Nós começamos por realizar o sarau solidário, em que as receitas reverteram para o Centro Social, Paroquial Santa Maria Madalena. Realizamos também o Corso Challenge, uma excursão ao Porto, o encontro equestre e ao longo do ano, fizemos parte da logística do bar, onde servimos as refeições, durante o fim de semana, que tiveram a prova.

Fizemos excursões ao longo do ano.

Esta associação funciona na antiga escola primária, cujas obras de remodelação vão ser realizadas brevemente, com o investimento do orçamento participativo jovem, como acrescenta também o presidente da direção da associação:

O concurso para as obras vai ser aberto já para a próxima semana, que já temos essa indicação da parte do município. E depois as obras deverão começar no início do ano. E vão decorrer durante cerca de meio ano. O que para nós, associação vai ser fundamental, porque teremos mais valências que não temos neste momento. Vamos ter balneários, e assim poderemos acolher provas, como a do Corço Challenge. Ou seja, que tenhamos todas as valências aqui na aldeia, para não sairmos daqui.

A escola primária vai ser dividida em duas partes, uma destinada a um balneário feminino e outro masculino. Para além de ficar com um escritório. E ainda vamos ficar com outra sala, onde podemos receber grupos e receber atividades. Vamos ter a sede que nós sempre idealizamos.

Estamos a falar num orçamento de 50 mil euros, que foi o que nós conseguimos com o orçamento jovem.

Para além disso, também está contemplado o miradouro. Já vai ser realizado o trilho e a sua marcação. Estamos só a aguardar o projeto de estabilidade, para darmos continuidade ao projeto do miradouro.

Como projetos de futuro, queremos apostar forte, no Corso Challenge. Já conversamos com o município e está cá para nos apoiar. Este ano, iremos além fronteira, vamos a Espanha, promover a prova. O que estou certo que será mais um sucesso e um evento de referência na região. E vamos ultrapassar o número de participantes do ano passado.

Para além disso, também queremos trazer mais gente para visitar Grijó, oriundos de Lisboa, Braga e Guimarães. Queremos captar essas visitas, para essas pessoas conhecerem Grijó e levarem Grijó no coração.

Já para a população da aldeia, esta associação veio enriquecer a localidade, na promoção como trazer mais gente à aldeia:

Esta associação veio dinamizar a nossa aldeia e foi uma lufada de ar fresco, em que tudo isto estava parado, e que neste momento, consegue colocar a aldeia em movimento. E dá a conhecer a nossa aldeia e é uma mais valia para Grijó, disse um habitante.

É uma associação que dinamiza a aldeia, traz novas atividades, mas depois também acaba por envolver muita gente da aldeia.

Claro que sim, dá outro dinamismo e visão à aldeia. E creio que estas camadas jovens, têm uma visão, que outras pessoas já não têm. Por isso dão outra vida, outra perspetiva e uma previsão de futuro de melhoria.

Já na população mais idosa, houve aceitação. Primeiro estranha-se depois entranha-se. No entanto, muito bem recebidos da parte de todos, veem Grijó com vida e com outros olhos. E um futuro animador.

Em dia de aniversário, o presidente de Junta de Grijó, Acácio Morais, deixa uma mensagem para a direção e associados:

A mensagem que deixo ficar é que a criação desta associação foi uma boa ideia, e que continuem no bem fazer pela aldeia. A Junta de Freguesia estará para apoiar todas as associações da aldeia, fazendo o melhor possível, dentro das nossas possibilidades.

Também Benjamim Rodrigues reforça a importância desta associação, que é a mais jovem do concelho:

Tenho sentido uma grande energia, com um grande tipo de iniciativa, determinação, vontade de fazer mais pela sua freguesia. Temos que apoiar estes tido de associações, que de facto querem criar alguma dinâmica nas aldeias e combater o isolamento. Neste caso, com uma interação muito grande, não só com os jovens, mas também com os mais idosos. Estamos a falar de uma associação muito ativa. Ganharam o Orçamento Participativo Jovem, o que só demonstram que são pessoas inovadoras, com vontade de criar novos projetos.

A Associação Grijó + Jovem festejou o seu primeiro aniversário. Neste dia, a associação atribuiu 8 bolsas de estudo para o ensino superior e ajudas para as propinas destinadas aos jovens naturais da aldeia.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Fotografia: Município de Macedo de Cavaleiros

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *