Sofia Pombares que vive em Podence ganhou o Prémio Nacional do Artesanato 2023

Sofia Pombares, artesã que produz fatos de Caretos de Podence, ganhou o Prémio Nacional do Artesanato 2023, na categoria de Jovem Talento, atribuído pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

A jovem de 25 anos, natural de Lamas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, garante que este prémio é uma valorização do seu trabalho, referindo as pessoas mais velhas não são as únicas a produzir artesanato transmontano de qualidade:

É sempre bom receber um prémio, porque é uma valorização do meu trabalho. Penso que faz todo o sentido, porque recebi o prémio, enquanto jovem talento e penso que me enquadrava perfeitamente, na categoria. Porque quem faz artesanato, são sempre pessoas, mais velhas. Há essa ideia, não quer dizer que seja correta. Penso que desempenho um papel importante, a nível do artesanato. Por isso, é muito bom, é o reconhecimento de todo o meu esforço e trabalho.

Sofia Pombares iniciou esta paixão em 2017, como acrescenta quando começou a produzir máscaras:

Eu comecei a fazer máscaras, inicialmente, em 2017. E depois houve uma evolução no meu trabalho, não comecei logo a fazer tudo o que faço neste momento. Ensinaram-me a fazer máscaras e foi aí que comecei. Depois comecei a fazer fatos de caretos e as franjas. E a cortar as mantas para os fatos. Recentemente também fiz uma formação, para tecer as mantas. Agora, todo o processo é realizado na minha oficina, em Podence. Um fato de caretos demora três semanas a construir. A manta demora uma semana de trabalho. E o resto fica nas duas restantes semanas.

Neste momento, faz os factos de caretos e também máscaras e adianta que são as crianças os principais adeptos, fazendo com que a tradição não morra:

Com a crescente procura dos Caretos de Podence, com a maior divulgação e prestígio, há sempre mais pessoas que querem um fato ou uma máscara. Sobretudo as crianças, que gostam muito dos Caretos. Ajuda sempre na divulgação e promoção do meu trabalho.

O Prémio Nacional de Artesanato é promovido pelo IEFP, sendo constituído por seis categorias: prémio grande carreira, prémio empreendedorismo e inovação, prémio jovem talento, prémio investigação, prémio promoção para entidades privadas e prémio promoção para entidades públicas.
A distinção acontece de 2 em 2 anos e tem como objetivo incentivar a produção artesanal, nas suas vertentes tradicional e contemporânea, distinguindo os artesãos portugueses, privilegiando as suas competências técnicas e profissionais, bem como a sua capacidade estética.

A cerimónia de entrega de prémios aconteceu esta segunda-feira.

Recorde-se que no próximo dia 14 de dezembro, assinalam-se os 5 anos dos Caretos de Podence como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Fotografias: Facebook de Sofia Pombares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *