Medidas para a valorização do interior do PS chumbadas

O Programa de Valorização do Interior, apresentado pelo PS, foi chumbado, pelo PSD, CDS e Chega, durante a votação do Orçamento do Estado, na especialidade.

Segundo a deputada do PS por Bragança, o programa contemplava um conjunto de medidas de promoção e desenvolvimento do Interior, nomeadamente melhorias nas acessibilidades, na mobilidade e no emprego, bem como reforço das escolas e instituições de ensino superior.

Isabel Ferreira não está surpreendida com esta posição mas lamenta-a:

“Desde o primeiro dia da votação na generalidade, em que não houve uma única palavra sobre o Interior, até a audição na especialidade, sendo que o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial também não disse uma palavra sobre o Interior, já não nos surpreende esta atuação. Era importante que continuasse e fosse até reforçado e intensificado o Programa de Valorização do Interior nas diversas vertentes. Se não fosse a proposta do Partido Socialista para a redução das portagens, o Interior era mesmo zero no Orçamento do Estado”.

E diz que não resolve absolutamente nada a proposta aprovada, da Aliança Democrática, para a abertura no Interior de uma delegação da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal:

“Não sei se pensavam, com isso, que iam resolver os problemas todos do Interior. Não é abrindo um escritório qualquer, num qualquer território do Interior, que se vai dar continuidade a um programa ambicioso, que era o que estava em marcha. E isso preocupa-me. Preocupa-me também o facto do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, quando questionado directamente sobre as medidas do Interior, ter começado por dizer que isso não era assunto do Orçamento do Estado e que era de fundos europeus. O que, enfim, também é um retrocesso, porque as políticas de valorização do Interior têm que se fazer com diferentes fontes de financiamento”.

A deputada garante que o Interior não será esquecido pelo PS:

“Nós vamos continuar a fazer o nosso trabalho na Assembleia da República e da apresentação de propostas em prol do Interior e lamentamos profundamente que esta não seja de todo uma prioridade para o Governo da Aliança Democrática, que prontamente anunciou grandes infraestruturas, todas na área metropolitana de Lisboa”.

Tentámos chegar à fala com os dois deputados de Bragança da Aliança Democrática, Nuno Gonçalves e Clara de Sousa Alves, que prestarão esclarecimentos mais tarde.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Brigantia)
Fotografia: Governo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *