Bragança vai receber um dos eventos associados à Gala Michelin, no próximo ano. A garantia foi dada pelo presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, que anunciou que em 2025, a região Norte vai acolher três grandes eventos:
Um deles será a Gala Michelin, que vem pela primeira vez aqui para a região. Quisemos fazer um desafio à organização e não tendo só a gala, que é na cidade do Porto, porque obriga a um espaço muito grande, e que neste caso vai ser na Alfândega. Mas eu apelei que fosse dividida em quatro momentos, e para que um desses eventos tivesse lugar em Bragança.
Ele vai ter lugar em janeiro, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em que vai acolher um momento da Gala Michelin também, com uma conferência de imprensa e vamos atrair para cá os chefes, para dar visibilidade ao território.
Luís Pedro Martins defende que é preciso apostar em territórios do interior e sobretudo desafiar os empresários:
O que é importante é que estes eventos ajudem a transmitir ao mundo, o que é não só a cidade do Porto, onde alguns destes eventos decorrem, mas o resto do território. Por isso é que depois promovemos muitas press trips e fan trips, por Trás-os-Montes, Minho e Douro.
Portanto, eu acredito muito neste território. Ainda agora estivemos a promover os Lagos do Sabor, para um evento internacional em Cáceres. Nós acabamos de celebrar mais um protocolo com os Lagos do sabor, para contribuirmos para a sua promoção, porque este é um tesouro, ainda pouco conhecido dos portugueses. Mas temos que escalar esse conhecimento a nível internacional. Esta é uma pérola, que nós temos aqui a sorte de aqui ter. Juntando a esta pérola, a paisagem, os vinhos, a gastronomia e este património imenso, como é o exemplo dos Caretos de Podence, Património Imaterial da Humanidade. Considero que nós temos aqui condições de crescer. O que é preciso desafiar? É preciso desafiar os empresários, para apostarem em unidades de hotelaria, de alojamento, porque são estes fatores que retêm os turistas aqui. Estou certo que há muitos territórios que avançam com estas unidades e não têm muito para oferecer, enquanto que em Trás-os-Montes é precisamente ao contrário. Temos tudo para oferecer, precisamos é de mais alojamento.
A região para este próximo ano, vai receber, um evento associado à Gala Michelin, um Congresso da ICCA (International Congress and Convention Association) e ainda a Ocean’s Race.
A MICHELIN Guide Ceremony Portugal 2025 vai decorrer na cidade do Porto, no dia 25 de fevereiro de 2025.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE