Ganhou um quilinhos a mais? Regresse aos velhos hábitos de uma alimentação saudável e beba muita água

E depois do Natal? O que fazer para voltar à normalidade? Fomos falar com uma nutricionista para perceber o que as pessoas podem fazem para voltar ao seu peso normal.

Cláudia Pires, nutricionista, refere o que mais importante é o que se faz durante todo o ano e as pessoas não necessitam de se sentir culpadas pelo aumento de peso:

Eu enquanto nutricionista tenho o hábito de dizer aos meus utentes, que mais importante do que aquilo que acontece entre a passagem de Natal e a Passagem de ano, é aquilo que acontece entre estas duas festividades que é o ano todo. Se nós tivemos uma alimentação e hábitos saudáveis ao longo do ano, não serão, estes dois dias, a consoada e o dia 25 de dezembro e depois a passagem de ano, que fará a diferença. Mas aqui aquilo que eu aconselho, é que depois das festas, essencialmente nesta semana, voltem à sua rotina normal, não se culpabilizem se tiverem um bocadinho de peso a mais, porque é normal, não estará só ligado ao aumento de gordura corporal, mas sim também ao aumento de retenção de líquidos e do intestino estar um bocadinho mais cheio pelos excessos cometidos.

A nutricionista aconselha, vivamente, as pessoas a regressarem à sua rotina, a uma alimentação saudável e também a manter uma boa hidratação:

E se nós voltarmos à rotina normal, o peso voltará também ao sítio. E as pessoas não precisam de se sentir tão culpabilizadas. E depois em questão alimentares, é termos os hábitos alimentares saudáveis, manter uma boa hidratação, um bom consumo de fibras, com o consumo de sopa, de legumes, e reforçar o aporte de fruta e de legumes. Que não é tão habitual nestas épocas, para o nosso intestino funcionar um bocadinho melhor.

Contrariamente, o número de utentes nesta época desce, como acrescenta Cláudia Pires:

Nesta altura das festividades, sinto que existe aqui algum receio, de ir à nutricionista ou de mostrar os resultados, porque sabemos, que a balança poderá estar um pouco alterada, e as pessoas têm de ter a consciência, mas não associada ao aumento de gordura. E portanto nestas alturas existe uma quebra, depois em janeiro as pessoas já retomam outra vez os velhos hábitos, aqui muito associados às resoluções de ano novo. Mas na minha opinião não há que ter receio e qualquer altura é boa para para ter uma mudança de estilo de vida.

Voltar ao peso normal poderá ser uma dor de cabeça, por isso beba muita água, faça uma alimentação saudável, e incremente legumes e frutas na sua dieta alimentar.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE