Exposição “Douro, lugar de um encontro feliz”, no CIT a 9 de janeiro, em Sambade, Alfândega da Fé

O Centro de Interpretação do Território de Sambade/Alfândega da Fé (CIT) vai ter patente uma nova exposição, de 9 de janeiro, às 15h00 até ao dia 16 de março, com o título “Douro, lugar de um encontro feliz”, da autoria de António Barreto.

A mostra de fotografias é comissariada por Ângela Camila Castelo-Branco que selecionou imagens do autor realizadas entre 1978 e 2014.

A exposição faz parte do espólio itinerante do Museu do Douro e integra um projeto realizado em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial.

A exposição conta com uma parte desse espólio de fotografias a cores e a preto-e-branco, mostrando a diversidade de pontos de vista e de impressões proporcionada pela Região, com particular foco nas vinhas, no vinho, no rio e nos socalcos e encostas dos vales do Douro e seus afluentes. Nesta região, ocorreu, há séculos, um encontro feliz entre trabalhadores, lavradores e comerciantes, entre portugueses e estrangeiros (ingleses, escoceses, holandeses…), do qual resultou um grande vinho e uma paisagem única. Esta última, de excecional beleza, é o resultado de um enorme esforço humano de trabalho, cuidado e disciplina. Assim como é testemunho de capítulos importantes da história de Portugal e do seu comércio.

A exposição vai estar patente ao público até ao dia 16 de março.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *