Fim-de-semana gastronómico dedicado ao butelo e às casulas, de 10 a 12 de janeiro, em Macedo de Cavaleiros

É já neste fim-de-semana que se aproxima, que decorre o terceiro fim-de-semana gastronómico, de 10 a 12 de janeiro, em Macedo de Cavaleiros.

Desta vez os protagonistas, vão ser o butelo e as casulas, duas iguarias tão típicas transmontanas.

Para quem não conhece, este é um prato que combina um enchido feito com ossinhos do espinhaço e costela de porco, com um feijão seco com casca, que depois de demolhado várias horas, é cozido juntamente com o enchido.

Este é um prato de inverno, com uma tradição e herança gastronómica secular, que é importante divulgar, sustenta Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros:

Nós temos vários macedenses que fazem parte da Confraria do Butelo e das Casulas. Eu fui o primeiro confrade-mor da confraria. Portanto, sempre tivemos o intuito de fazer uma divulgação por todo o lado. Ainda no ano passado, foi uma comitiva ao Luxemburgo. Há sempre aqui uma intenção de divulgar este produto, que é típico, para que se possa de facto, manter-se este produto tradicional e que já é uma referência. Acaba por ser uma iguaria fantástica que atrai muitos curiosos e amantes deste produto gastronómico típico da nossa região.

O número de restaurantes aderentes desta campanha já aumentou de 13 para 17 e estão localizados na sede de concelho e também nalgumas aldeias.

O quarto fim-de-semana gastronómico será dedicado ao javali, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, seguindo o festival do grelo, de 28 de fevereiro a 4 de março e ainda a rota do cabrito de 18 a 20 de abril.

Esta campanha é promovida pelo Município de Macedo de Cavaleiros e pelo Geopark Terras de Cavaleiros.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *