Vila Flor comemorou os Reis com uma gala que juntou mais de uma centena de crianças e jovens

Ontem, dia de Reis, também Vila Flor comemorou este dia, com uma “Gala Cantar Os Reis” que assinalou 30 anos, e que contou com meia centena de crianças e jovens, mas também com mais velhos, juntando nove grupos na sua totalidade.

Num comunicado de imprensa enviado às redações, pode se ler que o evento “demonstra o interesse que a comunidade atribui ao espetáculo”. “E vemos que há garantias de continuidade pelo grande número de crianças e jovens já envolvidos nesta tradição”, refere o presidente do Município, Pedro Lima.

Os nove grupos do concelho que atuaram envolveram pessoas dos 8 aos 80 anos de idade.

“Temos aqui mais de 50 elementos que são crianças e jovens, mostrando a forte herança cultural que vai passando de geração em geração”, sublinha o autarca. Jovens que mantêm a tradição e a renovam, com pitadas de inovação e criatividade, o que mostra que a cultura evolui de forma a permanecer viva. “Sentimos aqui a inovação e criatividade nas performances e ao mesmo tempo um enorme respeito pelas características culturais locais, como melodias típicas, expressões linguísticas ou costumes, instrumentação e estilos vocais, adereços e trajes. Vimos a capacidade de criar versos ou adaptar canções que se destaquem pela inovação, mantendo o espírito tradicional”, continua o autarca, acrescentando ainda que é graças a esta atitude de respeito pela tradição e a uma forte postura e presença em palco, que os diversos grupos participantes conseguem envolver o público, com muita alegria a entusiasmo, enchendo o auditório a cada ano.

Todos os participantes ganharam um prémio de participação, mas o vencedor da simbólica coroa de Reis deste ano foi o grupo “Our Stone”.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE