Ministro da Agricultura e Pescas marca presença na abertura da XXVII Feira Gastronómica do Porco de Boticas

A Câmara de Boticas vai levar os alunos das escolas do concelho à Feira Gastronómica do Porco, que hoje começa, para os motivar a produzir fumeiro no futuro.

O presidente, Fernando Queiroga, assinala que estão a aparecer produtores novos, mas não a quantidade desejável para compensar os que deixam de ter forças para esta atividade:

Vão aparecendo de uns anos a esta parte, novos expositores com novos produtos, nomeadamente os licores, aguardentes, mel, chás e compotas. Está a imergir a produção destes elementos tão característicos e da parte de gente jovem, que isso ainda me entusiasma ainda mais. Naturalmente que nós queríamos mais expositores de fumeiro. E essa é que é uma grande preocupação, que já o era, no ano passado. Porque as pessoas estão a ficar cada vez mais idosas, e os mais novos não estão a agarrar esta ideia de continuar a produção dos seus antepassados.

Daí a necessidade de sensibilizar os jovens do concelho para que alguns se possam sentir motivados a produzir fumeiro no futuro:

Isso é uma preocupação, naturalmente, e este certame é para isso. E nós também fazemos aqui pedagogia, em levar os nossos alunos, do nosso agrupamento à feira para a visitar, para terem mais sensibilidade para esta causa e sector, para que depois, mais tarde tenham esta sensibilidade para esta produção.

A Feira Gastronómica do Porco vai ser aberta hoje, às 18h00, com a presença do ministro da Agricultura e Pescas.

Fernando Queiroga diz que vai sensibilizá-lo para a importância de diferenciar positivamente a região do Barroso (Boticas e Montalegre), enquanto Património Agrícola Mundial:

Que seja diferenciado positivamente este concelho, para que consigamos ter este selo e esta classificação. Ou seja, que haja majoração de alguns projetos para a instalação de novos agricultores, e haja mais produção de carne barrosã.

Com mais produção, mais pessoas que deixam de sair do concelho para trabalhar noutro lado.

A Feira Gastronómica do Porco que a autarquia de Boticas organiza, até domingo, vai na 27.ª edição e dos cerca de 80 expositores apenas 30 são produtores de fumeiro.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Ansiães)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *