O Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros vai exibir o filme “Mal Viver”, amanhã, às 21h30, cuja realização é do conceituado director João Canijo, com participação de atrizes também reputadas como Anabela Moreira, Rita Blanco, Filipa Areosa, Beatriz Batarda, Carolina Amaral e Nuno Lopes, entre muitos outros.
O filme é de 2023, e conta a “história passada num hotel familiar junto à costa norte de Portugal, onde vivem várias mulheres da mesma família e de diferentes gerações. Numa relação envenenada pela amargura tentam sobreviver no hotel em decadência. A chegada inesperada de uma neta a este espaço claustrofóbico provoca perturbação e o avivar de ódios latentes e rancores acumulados”, conta a sinopse do filme.
A nível de prémios, João Canijo venceu o Prémio Autores 2024, na Categoria de Cinema, para Melhor Argumento e o galardão de melhor filme Prémios Sophia, em maio de 2024. E ainda, Berlim, em fevereiro, “Mal Viver” entrou na competição oficial, acabando por vencer o Urso de Prata do Prémio do Júri. Destaque para a sequência “Viver Mal”, apesar de o realizador garantir que as películas são autónomas.
A nível regional, destaque para a participação de Joana Carneiro Reis, com raízes em Castelãos, como diretora de produção.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE