A Câmara Municipal de Mirandela vai avançar com o projeto de manutenção das oito comportas da Barragem/Açude – Ponte de Mirandela, num investimento de 1,5 milhões de euros. As obras terão início em abril deste ano e têm um prazo previsto de execução de 18 meses.
Este investimento visa garantir o bom funcionamento e a segurança da infraestrutura, essencial para a regulação do caudal do rio Tua, a gestão eficiente dos recursos hídricos da região, bem como minimizar o risco de acidentes, salvaguardando pessoas, bens e animais, especialmente a jusante da cidade. Os trabalhos incluem a manutenção de peças móveis, como correntes e estruturas metálicas, fundamentais para o correto funcionamento das comportas.
A autarquia já submeteu uma candidatura ao quadro comunitário Norte 2030, sendo expectável um apoio financeiro dos custos elegíveis na ordem dos 75 por cento.
Para a realização das intervenções, será necessária a utilização de ensecadeiras, estruturas temporárias utilizadas para conter a água, permitindo que os trabalhos sejam realizados em áreas submersas sem comprometer a segurança dos trabalhadores e da própria barragem. No cronograma das ações estão previstos condicionamentos temporários de trânsito automóvel e a garantia do nível da água adequado à época balnear.
A consciencialização do risco potencial associado às barragens tem sido reforçada ao longo dos anos. Por esse e outros motivos, a autarquia sublinha a importância deste investimento para a preservação da infraestrutura e a segurança da população, reforçando o compromisso com a manutenção e modernização das infraestruturas que servem o concelho.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE