Feira do Folar de Valpaços comemora as bodas de prata e vai decorrer de 11 a 13 de abril

De 11 a 13 de abril, Valpaços vai receber a XXV “Feira do Folar – e Produtos da Terra e seus Sabores”, no Pavilhão Multiusos, que cada vez tem mais dimensão, que como habitualmente acontece na semana antes da Páscoa.

Conta já com 100 expositores apenas do concelho, de diversas tipologias desde fumeiro, de vinho, azeite, frutos secos, mel, compotas, artesanato, entre outras. Mas 15 destes comerciantes dedicam-se ao produto tão típico, o folar de Valpaços IGP, que tem características únicas, como salientou António Joaquim de Medeiros, o presidente da câmara Municipal de Valpaços:

“O Folar de Valpaços é feito por gente que já há muitos anos que faz o folar. Tal como o fumeiro de Valpaços. As matérias primas são caseiras, como é o caso dos ovos. É de recomendar e de aconselhar este folar. Aliás, é Indicação Geográfica Protegida – IGP. Lanço daqui um desafio, que toda a gente venha a Valpaços, porque as gentes de Valpaços são hospitaleiras. E levam o folar para comer, porque é o símbolo da Páscoa”.

O autarca destaca que festejar as bodas de prata é um orgulho:

“Comemorar os 25 anos de feira é um orgulho maior, porque mantemos a qualidade deste folar que é IGP como sabe, feito por mão tão generosas e que tão bem o sabem fazer.

A feira ao longo destes 25 anos tem-se aperfeiçoado. Os expositores têm aumentado. E o volume de negócios tem sido cada vez maior. Há maior exigência da sua qualidade. E a provar isso, são os visitantes que são cada vez. E em número maior, todos os anos.”

O certame gera um movimento de meio milhão de euros, e são esperadas de 150 a 200 mil pessoas, como acrescenta o presidente da câmara municipal:

“Eu atrevo-me a dizer que nos visitam 150 a 200 mil pessoas, mas como se sabe estes números são sempre discutíveis. No domingo de manhã, do fia de feira, é sempre muita gente, como uma verdadeira romaria. As pessoas compram sempre o “folarzinho”. E quero reiterar o convite, porque vale a pena visitar Valpaços, porque vale a pena, nos próximos dias 11 a 13 de abril”.

Do programa constam “Jornadas Gastronómicas”, “Taid TT Rota do Folar”, programa “Terra a Terra da TSF,” atuação de grupo e Ranchos Folclóricos do concelho. A animação musical está a cargo, na sexta-feira, de Fados D’Alma e Orquestra Magma. No sábado, Luís Pedreira e Orquestra Kubo e no domingo Amigos Vitó.

A Feira do Folar é organizada pela Câmara Municipal de Valpaços, em parceria com a EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, SA, com um orçamento de 150 mil euros.

O preço da iguaria típica transmontana é de 14 euros o quilograma. Paralelamente, vai existir uma exposição que vai retratar os 25 anos de feira. Também haverá tabernas típicas para degustar a gastronomia regional.
O “Folar de Valpaços” é denominação IGP desde 2017.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *