Cerca de 60 crianças participaram esta manhã, esta manhã, em Macedo de Cavaleiros, no projeto “A Hora dos Super Quinas”, da Federação Portuguesa de Futebol, e promovida pela Associação de Futebol de Bragança, destinada aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.
O objetivo é desenvolver as capacidades motoras das crianças de uma forma divertida. Que foi o que as crianças consideraram da iniciativa “divertida”:
“A atividade que eu gostei mais foi a pintura, porque eu gosto muito de pintar”, disse Núria.
“Tive que fazer um percurso com a raquete com uma bola em cima. Não foi fácil, porque às vezes a bola caia e tínhamos que apanhar”, contou Camila Costa.
“Gostei mais dos pulos”, destacou Miguel.
“A Hora dos Super Quinas” pretende desenvolver as competências motoras das crianças, através de uma oferta de atividade física e desportiva, como explica Susana Madureira, gestora do projeto no distrito de Bragança:
“É desenvolver as capacidades motoras das crianças, porque um estudo que fez a Federação Portuguesa de Futebol, verificou que as crianças são sedentárias, aliás, Portugal está na cauda, no que diz respeito ao sedentarismo com crianças com menos de 12 e 15 anos”.
São várias as competências colocadas à prova, como contou a professora “a destreza, a velocidade, a reação e o equilíbrio”.
O projeto está no terreno, desde 2023 e tem sido um sucesso, como acrescentou Susana Madureira:
“No que diz respeito a Bragança, no segundo ano do projeto estamos em 28 escolas, em todos os municípios, com cerca de 2500 crianças.
Inicialmente, aos agrupamentos de escolas foram distribuídos materiais para ajudar a realizar as atividade, ainda conta Susana Madureira:
“ Oferece dois kit’s, vário material desportivo, como cones, bolas, bolas multiatividades, cordas, arcos sinalizadores”.
A autarquia de Macedo de Cavaleiros apoia a iniciativa e destaca a importância da prática do desporto para os mais novos, como salientou a Vereadora com o Pelouro da Educação, Sónia Salomé
“São sempre importantes as iniciativas no âmbito do desporto para promover o bem estar e a saúde. Esta iniciativa surgiu com esse âmbito com esse âmbito e fim, entre o municípios, a Associação de futebol de Bragança e a Federação e tem vindo a colher alguns frutos, e os meninos têm aderido muito”.
Atualmente, o projeto “A Hora dos Super Quinas” leva atividade física a todos os municípios do distrito de Bragança.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE