Diana Alves é a nova presidente da JSD de Macedo de Cavaleiros

Diana Alves é a nova presidente da Comissão Política da Juventude Social Democrata de Macedo de Cavaleiros.

Para o mandato de dois anos e com um lema direcionado para os mais jovens  – “O futuro de Macedo de Cavaleiros começa hoje, contigo!” com o objectivo de aliciar os mais jovens para a política, como destaca a nova presidente da JSD, Diana Alves:

“Como sabe a política é feita de gente e nós queremos que os nossos jovens tenham uma voz ativa na política, e por isso queremos dar-lhe palco. A JSD quer ser também um meio em que eles se sintam à vontade para expressar a sua opinião, para terem uma voz ativa e para darem ideias para participar, para aprender. A JSD também é uma escola, portanto também queremos que eles aprendam, que lhes acrescentemos alguma coisa, então o lema é muito nesse sentido”, destaca a nova presidente da JSD.

Diana Alves acrescenta que a JSD tem algumas preocupações como o facto de Macedo de Cavaleiros não estar a conseguir absorver o talento dos jovens macedenses:

“Nós temos muitos jovens que, infelizmente, têm que ir estudar para fora. Portanto, logo aí já temos um problema, com a falta do ensino superior. E depois, por mais que eles queiram regressar, Macedo de Cavaleiros não lhes dá essa oportunidade. Por mais que eles gostem da sua terra, eles não têm oportunidades, não têm emprego. E, portanto, acho que isso é um dos grandes problemas de Macedo de Cavaleiros ao nível dos jovens”, acrescentou.

Diana Alves já desempenhava a função de secretária-geral na anterior direção e está acompanhada por Rui Pedro Salselas e César Pereira como vice-presidentes, e ainda Jéssica Madalena Machado como secretária-geral e Sara Carneiro como presidente da Mesa da Assembleia.

Diana Alves destaca que esta é uma “equipa renovada e comprometida”. Por isso, pretende que esta liderança seja uma voz participativa na mudança:

“Nós queremos ser uma voz ativa. Queremos lutar para que nasçam oportunidades, para que muitas vezes, os problemas da parte burocrática sejam descodificados. Tentar de alguma forma ajudar a criar oportunidades. Somos apenas uma juventude, o nosso papel é muito teórico, mas eu acho que quando damos voz, quando debatemos algumas situações, já estamos a ajudar na sua descodificação”, explica.

Outro foco da nova direção será na agricultura e no mundo rural e exemplo disso é a promoção de uma primeira atividade, no passado dia 5 de abril, o “Colher o Amanhã”, em Castelãos, que visou focar-se nas soluções com a identificação dos problemas neste sector.

A JSD quer solucionar problemas nas áreas da indústria, da cultura, do desporto e do associativismo. A estrutura jovem também tem em desenvolvimento o projeto “Pé na estrada” para auscultar junto das comunidades as suas preocupações.

Diana Alves é natural de Ala, do concelho de Macedo de Cavaleiros e é licenciada em Filosofia e professora na Escola Secundária de Mirandela.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *