Macedo de Cavaleiros vai acolher o primeiro Festival Literário nos próximos dias 18 a 20 de julho.
Este festival vai reunir vários momentos de reflexão, com palestras e tertúlias. Benjamim Rodrigues, presidente da câmara de Macedo, explica quais serão os temas centrais deste primeiro festival literário em Macedo:
“Teremos um dia só dedicado às crianças, à escrita juvenil e infantil. Vamos ter algumas atuações performativas de escritores que cantam, e tertúlias com vários temas, onde a paz e raízes, vão estar em destaque. São temas que vão trazer à discussão vários escritores, e que são muito caros à população. Vamos ter algumas ações de lançamento de livros, uma feira de livro paralela, com editoras presentes e ainda sessões de homenagem, que será surpresa.
Vão ser homenageados escritores importantes. Também será criada a hora dos escritores transmontanos, com a inclusão de várias obras de escritores do nosso território, e do nosso concelho, mas não só, como também de todo o Trás-os-Montes. Portanto, vamos ter programa muito abrangente para um primeiro festival literário, que será de facto também um orgulho para nós”.
Um dos homenageados será o escritor macedense A. M. Pires Cabral, mas não só, como adianta o autarca:
“Posso adiantar-vos só o António Pires Cabral, que é de facto a nossa maior referência aqui do concelho, como é também o nosso escritor mais premiado de sempre. Temos pensado depois noutros que depois revelaremos, mas sim, será preferencialmente o António Pires Cabral”.
O primeiro festival literário vai ter também uma feira de livros, um espaço de dedicados às crianças e muitas outras atividades num programa a anunciar pelo Município de Macedo de Cavaleiros.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE

