Carrazeda de Ansiães assinalou o Dia Europeu da Cultura Megalítica com apresentação do projeto de recuperação da Anta da Samorinha

O concelho de Carrazeda de Ansiães passou a ter, desde terça-feira, três antas visitáveis. Às de Zedes e Vilarinho da Castanheira, junta-se a da Samorinha, perto da vila. 

A nova anta foi descoberta no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental para a obra de expansão da área empresarial de Carrazeda. Com base em referências históricas que apontavam para a existência deste monumento fúnebre megalítico no Alto da Pranheira, na freguesia de Amedo e Zedes, foi mais fácil identificar o local, numa zona de mato cerrado. 

Coube à empresa Arqueologia e Património fazer a escavação e a valorização do local. O responsável, Vítor Fonseca, explica que não foi possível recuperar a anta na sua totalidade: 

“Esta anta,só ainda tinha a da parte original parcialmente. Facto que nos levou a que a museologia fosse direcionada, no sentido de também se poder explorar mais a componente da forma como estes monumentos eram pensados e construídos de raiz.E, portanto, de uma forma intencional, nós fizemos a reconstituição de umas réplicas que se permitem perceber que são atuais, que não se confundem com as partes originais e exploramos toda esta parte do modo como estes monumentos eram construídos através de uma mesa interpretativa com explicações que podem ser observadas por todos os visitantes e que conseguem ter uma leitura de como seria a forma de construir estes monumentos”.

O presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, nota que a intervenção realizada valoriza o património e acrescenta mais um local para visitar: 

“É com certeza uma intervenção que valoriza bastante o património existente, mas que é feita de uma forma que permite qualquer visitante perspetivar como eram construídos estes monumentos megalíticos.
De certa forma, é um complemento interessante às outras antas que conhecemos no concelho, desde logo a Anta de Vilarinho da Castanheira, classificada como monumento nacional, e a de Zedes como sítio de interesse público.
E, portanto, esta é uma outra Anta, mas que, no fundo,vem complementar essa importância em termos de património histórico e é mais um local de interesse de visitação do concelho”.


A Anta da Samorinha é mais um atrativo turístico do concelho de Carrazeda de Ansiães, em cuja recuperação a autarquia investiu cerca de 100 mil euros.

INFORMAÇÃO CIR (escrito por Rádio Ansiães)
Fotografia: Município de Carrazeda de Ansiães