Morais evoca as tradições antigas da Ceifa e da Malha, em Macedo de Cavaleiros, neste fim de semana

Este fim de semana, todos os caminhos vão dar a Morais, no concelho de Macedo de Cavaleiros para mais uma edição da tradicional “Ceifa e Malha”.

O objetivo desta atividade é sem dívida recordar tempos antigos, perceber como se segava o cereal, nomeadamente, o trigo e o milho, num momento que era de muito trabalho, mas também de muito convívio, como destaca Miro Valadar, presidente da Junta de Freguesia de Morais, que este ano, tem um programa mais recheado:

“Este ano nós recheamos mais o cartaz, mas a base das atividades vão ser as mesmas. De manhã, no dia 19, sábado, vamos ter a segada, como normalmente, vamos ter o tradicional almoço no campo, e de seguida o transporte do cereal para a eira. Já na parte cultural, temos um grupo de bombos, concertinas, rancho de folclore e alguns cantares. Este ano, recheamos mais o cartaz e depois finalizamos a noite com um arraial popular para a freguesia.”

Nesta atividade costuma ser muito apreciada pelo público, contando sempre com muita adesão. Há a previsão de pelo menos cerca de 100 participantes.

Já no domingo, o programa vai incluir uma caminhada na freguesia, como adianta o presidente da Junta:

“Sim, o ano passado também houve, e este ano repetimos. Já houve um ano que fizemos uma caminhada noturna, mas este ano optamos por ser uma caminhada no domingo, seguida, como já é tradição, de uma missa, em honra de todos os agricultores falecidos na nossa freguesia, Morais, Sobreira e Paradinha. O almoço fica a cargo da Comissão de Festas. Entregamos à Comissão de Festas para também ter algum lucro neste evento.”

O alojamento próximo da aldeia, já tem pouca vagas tem, adianta o organizador, dada a procura crescente pela recriação do momento da ceifa e da malha:

“Sim nos últimos anos, acabamos por ter muitas pessoas de fora. Nos últimos anos, temos reparado que há pessoas que são de cá, que já guardam esta data, para regressar a Morais, e também pessoas vinda de fora, de propósito. Posso dizer que já há pessoas que já estão alojadas para participar e ver o evento. E por isso convido toda a gente, também a participar. Toda a gente é bem-vinda.”

O programa conta com dois dias repletos de atividades tradicionais e ainda com animação, de bombos, concertinas, rancho, arraiais e uma eucaristia em memória dos agricultores em Morais, Sobreda e Paradinha.

A organização da Ceifa e da Malha é da Junta de Freguesia de Morais, que costuma a realizar esta tradição em homenagem a Mário Teles, ex-presidente da junta, que o organizou pela primeira vez em 2006.