Cónego Melo completou seis décadas de dedicação à comunidade macedense

Fez ontem 6 décadas que o Cónego Melo, veio para Macedo de Cavaleiros como padre, uma data que ficou lembrada com a realização de uma missa na igreja de Santa Maria, em sua homenagem.

Manuel Inácio de Melo, mais conhecido por Cónego Melo, nasceu a 12 de fevereiro de 1937, em Bornes, no concelho de Macedo de Cavaleiros, foi ordenado sacerdote a 7 de julho de 1963, no seminário de Bragança.

Ontem, fez 60 anos, que o Cónego Melo, veio para Macedo, como coadjutor do Cónego João Batista Morais e permaneceu na localidade. Ontem, numa simbólica homenagem foi celebrada uma missa, na Santa Maria Mãe da Igreja, que o deixou muito emocionado, como profere:

“Agradeço a Deus a vocação do sacerdócio e peço que me ajude a ser sempre fiel, até a morte.
Já não me lembro da primeira missa que rezei em Macedo. Devo ter lá num santinho, devo lá ter, mas assim não me lembro. Mas tenho boas recordações. E hoje está feliz? Sim, estou contente. vou fazendo umas poesias, para quem as quiser ler. ”

Foi pároco em várias localidades do concelho e esteve ligado a várias instituições. Uma pessoa marcante na história do concelho macedense. O homenageado recorda algumas paróquias que esteve:

“Além Macedo, tive Travanca, Nogueirinha, Amendoeira, Vale de Lamas e Latães. Não preciso de elogios, nem vida, nem depois morto.”


O Cónego Melo já não está no ativo. Participa esporadicamente em várias Eucaristias.
Tem 88 anos.

Foram muitos os fiéis que quiseram estar com o Cónego Melo, para assinalar os 60 anos de vinda do padre para Macedo de Cavaleiros. Além de padre esteve muitos anos ligado a várias instituições do concelho.