Os distritos transmontanos de Bragança e Vila Real vão continuar sob aviso amarelo até amanhã, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O mesmo instituto refere que se vai registar a “persistência de valores baixos da temperatura mínima”. Para Macedo de Cavaleiros, a temperatura mínima será de -4 e a máxima de 7, para esta terça-feira.
Neste sentido, a Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta para o risco das temperaturas mínimas, que agravam o risco de doenças respiratórias.
Para se proteger destes efeitos negativos, a DGS deixa várias recomendações à população, como evitar mudanças bruscas de temperatura, vestir roupa por camadas, proteger as extremidades do corpo com gorro, luvas e meias quentes e usar calçado antiderrapante para evitar quedas.
Para além disso, deve manter a pele hidratada, sobretudo a cara, mãos e lábios, beber água e bebidas quentes e comer sopa. E evitar estar mais de uma hora seguida sentado, para reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde e ajudar a manter o corpo aquecido.

