Incêndio de Valpaços já com 80% de perímetro dominado

O incêndio de Valpaços já fez cinco feridos, nomeadamente três bombeiros, um militar da GNR e um civil. As chamas já provocaram danos em 21 casas.

Neste momento, segundo avançou a Lusa, 80% do perímetro do incêndio está dominado.

O fogo ontem chegou ao distrito de Bragança, ao concelho de Mirandela, que teve uma noite complicada para os habitantes das freguesias de Vale de Telhas, Bouça, Fradizela e São Pedro Velho, devido a várias frentes de fogo ativas provenientes do incêndio que deflagrou no concelho de Valpaços, na tarde da passada terça-feira.

Esta manhã, o cenário está bem mais calmo, como confirma o presidente do Município de Mirandela, Vítor Correia

As chamas chegaram a consumir duas habitações devolutas em Vale de Telhas e provocaram estragos no telhado de uma outra habitação, tendo a sua proprietária de abandonar a casa

Por agora, há então duas frentes ainda ativas próximo de Vale de Telhas e na freguesia de São Pedro Velho. Há ainda outras frentes ativas no concelho de Valpaços.

Também a vice-presidente de Câmara de Valpaços, Teresa Pavão, esta manhã dava conta que a freguesia de Santa Valha era a que estava a preocupar as autoridades:

O incêndio em Valpaços já destruiu habitações e edifícios devolutos, havendo famílias desalojadas:

Quanto a vias, neste momento, não existem estradas interditas.

Neste momento estão no combate às chamas nos dois concelhos, mais de 850 operacionais, com o apoio de 277 viaturas e ainda seis meios aéreos.

Recorde-se que este incêndio começou às 15h00 de terça-feira, numa zona de mato em Cabeço, na freguesia de Ervões, concelho de Valpaços.

A CIR já contactou o comandante sub-regional do Alto Tâmega e Barroso, Artur Mota para fazer um ponto de situação, mas não conseguiu chegar à fala, devido ao acompanhamento dos trabalhos no terreno.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Onda Livre, Terra Quente e Universidade FM)
Fotografias: Meteo Trás-os-Montes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *