Após a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, ter referido na Comissão Parlamentar da Saúde que um estudo apontava para a falta de sustentabilidade de uma futura Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Tâmega e Barroso, os deputados socialistas de Vila Real e de Bragança, Rui Santos e Júlia Rodrigues, exigem conhecer em pormenor o estudo realizado pela UTAD.
Na pergunta dirigida ao Governo, os deputados requerem conhecer na íntegra o estudo, como refere o deputado Rui Santos:
“E aquilo que nós solicitamos é que esses estudos sejam disponibilizados. Aliás, a lei obriga a que tal aconteça, para que todos possamos analisar e perceber que pressupostos estiveram subjacentes à concretização desses estudos e a que conclusões se chegou.
Factos que levam a senhora Ministra a não cumprir aquilo que prometeu a todos os nossos cidadãos, aliás, a toda a população do Alto Tâmega e Barroso.”
O deputado socialista eleito por Vila Real reafirma que a Ministra “pouco ou nada conhece o distrito” de Vila Real:
“Queremos saber que estudos é que foram feitos, quando é que foram encomendados, que pressupostos é que estiveram subjacentes e que conclusões é que esses estudos nos dão, para que, de facto, se possam prestar melhores cuidados de saúde às nossas populações, porque esse é o objetivo.
E também dizer, de forma clara, que, mais uma vez, fica provado que a senhora Ministra Ana Paula Martins pouco ou nada conhece o distrito, porque prometeu, prometeu e, passados dois anos e meio, ainda não concretizou aquilo que tinha prometido.”
Para os parlamentares socialistas “não pode haver decisões estruturais para o futuro do SNS baseadas em estudos que permanecem inacessíveis ao Parlamento e às “populações afetadas”.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Universidade FM)

