Serraram 17 postes para furtar fio de cobre no concelho de Mirandela

Dezassete postes de madeira de linhas de telecomunicações que se encontravam ao longo da estrada municipal que liga Paradela (freguesia de Mascarenhas) e Lamas de Cavalo (freguesia de Alvites), no concelho de Mirandela, foram derrubados, esta terça-feira, ao que tudo indica com recurso a motosserras, revelam os autarcas daquelas duas freguesias que foram informados, durante a tarde, do sucedido, por residentes naquelas aldeias.

No entanto, não há qualquer indício de quem tenham sido os autores.

Tudo aponta para que o objetivo deste derrube dos postes seja para o furto de cabos de cobre. Os criminosos “visam tanto os postes de linhas telefónicas e de telecomunicações, que contêm cabos grossos de cobre de gerações anteriores, como postes que suportam transformadores elétricos em áreas de baixa densidade populacional”, explicou fonte ligada a uma operadora de telecomunicações, revelando que casos semelhantes de cortes de postes têm acontecido com muita frequência nas últimas semanas, nos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Vinhais, Valpaços e Chaves.

Em vez de escalarem as estruturas ou tentarem cortar apenas a fiação elevada, os criminosos recorrem a motosserras para serrar e derrubar os postes inteiros a partir da base, “fazendo com que toda a cablagem caia e seja facilmente extraída no solo”, acrescenta a mesma fonte.

Até ao momento, não foi possível confirmar junto do Comando Territorial de Bragança da GNR se existem queixas de furto de cobre no distrito.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito e fotografia por Rádio Terra Quente)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *