Mogadouro comemorou o Dia Mundial do Cancro, com um cordão humano

O objetivo desta atividade é a consciencialização à doença, e encorajando a sua prevenção, deteção precoce e tratamento adequado.

O Município de Mogadouro, comemorou, ontem, o Dia Mundial do Cancro, dia 4 de fevereiro.

A autarquia, em comunicado, destacou que se juntou à iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, “numa demonstração de solidariedade e união comunitária, homenageando aqueles que sofrem com o cancro, as suas famílias e os profissionais que lutam pela sua recuperação”.

O momento foi assinalado com um cordão humano formado, no recinto da Câmara Municipal, contando com a presença de várias entidades, instituições e pessoas, miúdos e graúdos.

No seu discurso de acolhimento, o vice-presidente do Município, António Sebastião, sublinhou “a importância que a saúde tem assumido nas políticas de gestão do concelho e reiterou o compromisso de manter como prioridade o apoio aos doentes e a promoção da consciencialização e da prevenção, não só do cancro, mas de outras doenças”.

Em representação da Unidade Local de Saúde do Nordeste, a Vogal do Conselho de Administração, Sandra Moura, referiu “alguns números sobre a incidência do cancro naquele concelho: em 2024 foram registados 83 utentes com neoplasia da mama feminina, 79 utentes com neoplasia da próstata, 60 utentes com neoplasia cólon/reto, 18 utentes com neoplasia do estômago e 8 utentes com neoplasia do colo do útero. Registaram-se ainda um total de 408 utentes diagnosticados com outras neoplasias malignas”.

A atividade foi organizada pelo Gabinete de Saúde e Bem-Estar/Espaço MAIS, do Município de Mogadouro, em parceria com a Liga Portuguesa contra o cancro, que este ano escolheu o mote “Unidos por Cada Um”.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Foto: Município de Mogadouro