CDU denuncia início de trabalhos nas minas de San Juan sem estudo de impacto ambiental transfronteiriço aprovado

A CDU – Coligação Democrática Unitária denuncia que os trabalhos para a reativação das minas de volfrâmio de San Juan, localizadas em A Gudiña, em Espanha, estão a decorrer sem que tenha sido apresentado e aprovado o Estudo de Impacte Ambiental transfronteiriço.

Segundo o partido, o local foi visitado na semana passada por uma comitiva composta por militantes, que contou também com a presença da dirigente nacional do Partido Ecologista “Os Verdes”, Mariana Silva, tendo sido observado movimento de várias máquinas no terreno.

André Marques, da direção distrital do PCP de Bragança, alerta que a exploração mineira poderá contaminar o rio Rabaçal e prejudicar as condições de vida das populações desta região transfronteiriça, que abrange o concelho de Vinhais:

A CDU critica ainda a ausência de uma posição pública por parte do Município de Vinhais e da Comissão de Cogestão do Parque Natural de Montesinho.

A empresa Tungsten San Juan, subsidiária espanhola da mineradora sueca Eurobattery Minerals, pretende reativar a exploração, procurando que o projeto seja classificado como estratégico no âmbito da União Europeia.

O projeto mineiro de volfrâmio “San Juan”, localizado em A Gudiña, na província galega de Ourense, situa-se a menos de dois quilómetros do concelho português de Vinhais e do Parque Natural de Montesinho.

A iniciativa tem gerado controvérsia junto de vários partidos e associações ambientalistas, devido aos potenciais impactos ambientais negativos que poderá provocar.