O Geopark Terras de Cavaleiros e o Município de Macedo de Cavaleiros vão promover sete fins de semana gastronómicos entre o final deste mês e setembro de 2027, numa iniciativa que pretende valorizar a gastronomia e os produtos locais.
A primeira proposta, dedicada às castanhas, decorre entre 30 de outubro e 1 de novembro, sob o tema “Castanhas com…”.
O calendário prossegue de 4 a 6 de dezembro, com “Do Azedo”, e, já em janeiro de 2027, entre os dias 8 e 10, com a “Rota das Casulas e do Butelo”. Ainda nesse mês, de 28 a 31, está prevista a “Rota do Javali”.
Em fevereiro, entre os dias 5 e 9, realiza-se o “Festival do Grelo”. A programação continua de 26 a 28 de março, com “Cabrito à Mesa”, e termina de 10 a 12 de setembro, com “Da Pavia”.
A iniciativa integra a estratégia de valorização dos recursos gastronómicos do território, associando a cozinha tradicional aos produtos e às tradições locais.
Sob o mote “Um convite aos sentidos”, os Fins de Semana Gastronómicos procuram dar a conhecer a diversidade da gastronomia de Macedo de Cavaleiros e afirmar o território como destino de experiências ligadas à gastronomia.
Fotografia: Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros
Veja aqui o cartaz:


