Mandalas para todos os gostos até ao final do mês

Mais de duas centenas de alunos do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros e de Mirandela juntam-se para desenhar mandalas.

O resultado final está exposto na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros até ao próximo dia 28.

As mandalas, que acaba por ser a divisão geométrica de uma circunferência, pretendem estimular a concentração e a criatividade dos alunos, esclarece a professora Inês Bárrios, uma das responsáveis pelo projeto.

microfone profissional 4 (1)

“A mandala em si tem 3 aspetos que são fundamentais: trabalhar a concentração, a criatividade e a motricidade fina.

Nós achamos que o aluno, no final do segundo ciclo, deve saber desenhar. E para saber desenhar, ele precisa de estar concentrado. É muito difícil os alunos com este nível etário concentrarem-se, e por experiência, verificamos que a mandala é um bom exercício para a concentração e para a criatividade.”

“Mandalas”, assim se chama a exposição, onde estão representados vários tipos destas circunferências coloridas. Há as “normais”, as tridimensionais e as terapêuticas, explica a outra professora responsável pelo projeto, Rosa Silva.

microfone profissional 4 (1)

“As mandalas terapêuticas conjugam-se com a realização do equilíbrio do corpo com alma e com o espírito.

O corpo tem órgãos e cada órgão tem uma determinada cor, que é uma coisa que a maior parte das pessoas não sabem. Tem uma cor e está ligada a um Chakra, que também tem uma cor.

Quando há um desequilíbrio no corpo, essa cor, por excesso ou por defeito, vai fazer com que a pessoa até possa não a querer. Querer em demasia, ou rejeitá-la. Essa é uma das parte.

Depois, além de ela atuar no subconsciente, ainda vai atuar na realização da divisão da circunferência. Vai ser uma atuação também na cor correspondente, no órgão correspondente e podem-se utilizar frequências musicais, que também estão ligados a mesma cor e à mesma região.”

Os alunos parecem ter entendido o conceito da mandala, e até conseguem descrever-se consoante o desenho que fizeram, contam-nos a Joana e a Matilde, de 11 anos.

microfone profissional 4 (1)

“Uma mandala é uma figura representativa, que é geométrica, simétrica e pode ser utilizada em tratamentos para acalmar as pessoas. Porque a mandala tem as cores, e o desenho revela como é que se sente a pessoa no momento em que esta a fazer o trabalho.” – explica a Joana.

“É colorida, alegre porque tem cores bastante fortes, simétrica e significa que tenho calma.” – a Matilde usou a mandala que desenhou para se descrever como pessoa.

“Mandalas”, uma exposição feita por alunos do 5º e do 6º ano e por uma turma do ensino recorrente de Macedo e de Mirandela, que pode ser visitada na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros até ao final deste mês.

Escrito por ONDA LIVRE