Profissionais defendem fim do estigma dos alunos dos cursos PIEF

É importante acabar com o estigma dos alunos dos cursos PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação).

Este foi um dos pontos debatidos nas I Jornadas da Infância e Juventude, que decorreram sexta-feira e sábado em Macedo de Cavaleiros, aqui explicado pelo professor Fernando Contins, diretor do curso PIEF do agrupamento de escolas do concelho.

reduzido 3

Um estigma que, muitas vezes, dita que se identifiquem estes jovens como pertencentes a baixas classes sociais e famílias destruturadas. Fernando Contins, com anos de experiência com estes cursos, traça um perfil mais fidedigno destes alunos.

reduzido 3

Os cursos PIEF existem no Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros desde 2005. Atualmente é frequentado por 21 alunos, com idades entre os 14 e os 17 anos. E quando se pede ao diretor do Agrupamento, Paulo Dias, para fazer um balanço destes 10 anos, responde assim.

reduzido 3

E os professores têm de estar preparados para lecionar estes cursos, afirma Maria Elisete Afonso, diretora do Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte.

reduzido 3

Declarações à margem das I Jornadas da Infância e Juventude, organizadas pelo Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros e pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte.

Umas jornadas que surgem porque os professores dos cursos PIEF consideram que há neste momento um desinvestimento da administração nesta oferta educativa, que a pode estar a colocar em risco. Uma maneira de defender a oferta educativa diferenciada, para responder a diferentes necessidades. Cursos estes que, garantem, têm tido elevadas taxas de sucesso.

 

 

Escrito por ONDA LIVRE