A autarquia macedense deliberou, esta tarde, a continuidade da realização de feiras mensais no concelho, da iniciativa “Mercado dos Produtos da Terra” e atividade de venda no mercado municipal.
O Governo havia decidido cancelar estes eventos, no entanto recuou e deixou a decisão nas mãos das Câmaras Municipais.
Benjamim Rodrigues afirma que o objetivo de autorizar a realização das feiras é ajudar os comerciantes:
“Vamos manter as feiras, o mercado e o mercadinho, uma vez que nos dão esse poder de decisão. Isto acontece com a condição de que sejam obedecidas as normas de segurança emanadas pela DGS.
Sabemos os problemas que esta situação está a trazer e queremos conseguir minorar as condicionantes económicas associadas a este processo. É uma forma dos comerciantes e feirantes possam manter a sua atividade e a sua forma de subsistência.”
“Quanto aos restaurantes têm de fechar até às 22h30 e os restantes estabelecimentos comerciais terão de encerrar às 22h00”, assegura o presidente da Câmara Municipal.
Eventos e celebrações ficam limitados a cinco pessoas, exceto nos casos em que os participantes pertençam ao mesmo agregado familiar.
De recordar que, a partir de amanhã, há medidas mais restritivas no combate à pandemia em 121 concelhos do país, determinadas no passado sábado em Conselho de Ministros. Os habitantes de cada um destes concelhos ficam ainda abrangidos pelo dever cívico de recolhimento domiciliário e teletrabalho obrigatório sempre que possível.
No distrito de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Bragança, Mogadouro, Alfândega da Fé e Vila Flor constam do mapa de risco.
Escrito por ONDA LIVRE

