A falta de médicos, de várias especialidades, continua a ser um problema no distrito de Bragança.
Perante o cenário, o Bastonário da Ordem dos Médicos, assinalou que é preciso criar condições nestas regiões para que os profissionais deixem de faltar.
Na inauguração da sede da Sub-Região de Bragança da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães diz que o distrito já está com problemas e vai ter ainda mais:
“Os incentivos têm que existir para as pessoas que vêm cá trabalhar, têm que ter uma compensação diferente de quem está nos grandes centros. Podem ter melhores salários, incentivos na habitação, na educação para poderem trazer a família. O que os Governos têm feito são medidas pontuais, mas isso não chega.”
No distrito têm faltado médicos de Medicina Geral e Familiar. O bastonário diz que, a nível nacional, os há. O que não há é a melhor gestão por parte do Governo:
“Em Bragança a situação é crítica no que diz respeito à Medicina Geral e Familiar. Nós temos em Portugal muitos médicos de família. Neste momento, temos no setor privado mais de 2 mil especialistas em Medicina Geral e Familiar. Se o Estado contratasse com o setor privado para poder ter médico de família para todos os portugueses, já tinham médico de família.”
O presidente do Conselho Sub-Regional de Bragança diz não saber, em concreto, quantos médicos faltam no distrito mas admite que são centenas e que o problema é transversal a todas as especialidades. António Andrade também que quer que sejam criadas condições para que os profissionais venham para cá mas diz que é preciso mais que dinheiro:
“Foi feito pelo IPB um inquérito aos médicos em que o fundamental para um médico sair de um grande centro e vir para o interior, a parte monetária estava em sexto ou sétimo lugar. Os principais motivos eram continuar a desenvolver a sua profissão, ter formação e poder ter cá a família.”
A Ordem dos Médicos do Norte inaugurou sede em Bragança da Sub-Região na quarta-feira. A sede fica no Edifício Principal da Rua Serpa Pinto – Largo Coronel Sepúlveda.
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

