Começou esta quinta-feira o Torneiro de Desenvolvimento UEFA Sub-16 feminino, que até terça-feira traz seleções de futebol internacionais ao distrito de Bragança.
Estes torneios acontecem anualmente e o objetivo é dar às jogadoras uma primeira experiência em contexto internacional, o que tem resultado bem, refere o treinador da seleção nacional feminina principal, Francisco Neto:
“Estes torneios servem para que as jogadoras tenham diferentes estimulações, ao nível dos adversários. Servem também para que esta região tão bonita de Portugal, que tão bem acolhe, possa receber seleções de três países estrangeiros.
Assim proporcionamos a este conjunto de jogadoras, tanto portuguesas como estrangeiras, um torneio competitivo, no qual o mais importante é que elas tenham oportunidade de dar os primeiros passos no contexto internacional.Cada jogo internacional acarreta mais experiência e traz uma bagagem do que são outros estilos de jogos que Portugal não encontram, assim como as de fora.”
A Federação tem escolhido o distrito de Bragança para promover estes torneios, o que vai de encontro à política de descentralização do futebol que está a ser seguida pela Federação.
E pode ser também um incentivo ao desporto, refere Carlos Coutada, da Federação Portuguesa de Futebol:
“A missão da FPF é levar o futebol a todas as regiões do país.
O futebol feminino é um dos grandes objetivos de desenvolvimento do futebol que a Federação promove.Estes são jogos internacionais, com as melhores equipas de países que são mais fortes no futebol feminino, promovem a imagem do bom futebol, da prática do futebol pela mulher e espero que o público possa acorrer e desfrutar destes jogos.Também queremos incentivar ao surgimento de mais equipas femininas e espero que haja cada vez mais interesse pela prática desportivo. Já temos muitas mulheres como adeptas e assistentes dos jogos, mas a prática é que é fundamental.”
O surgimento de mais equipas e atletas federados, seja no feminino ou no masculino, é também um dos objetivos da Associação de Futebol de Bragança, que por isso vai em breve pôr em prática um projeto que visa captar atletas, explica o presidente, António Ramos:
“Já apresentado, aprovado e iremos implementar, com os agrupamentos de escolas do nosso distrito, a partir de setembro.
Vamos com este projeto apresentado tentar fazer com que o número de atletas federados aumente e, por sua vez, que os clubes consigam ter equipas de futebol feminino, para que também possamos ter um campeonato interno. Numa primeira abordagem a esta questão, provavelmente teremos de utilizar, em coorganização interdistrital com a AF de Vila Real, a possibilidade de haver campeonatos interdistritais.Vamos ter um grupo de trabalho associado à associação que se irá deslocar aos agrupamentos de escolas para proporcionar atividades a todos os intervenientes, em que não há géneros. Há possibilidade aparecerem árbitros jovens, atletas e dirigentes para um futuro a médio/longo prazo.É um conjunto de circunstância que vai fazer com que haja ou não evolução.”
Macedo de Cavaleiros ainda vai recebe mais dois jogos deste torneio.
O vice-presidente do município e responsável pelo desporto, Rui Vilarinho, congratula-se com a escolha da cidade para a realização de jogos que, a seu ver, podem incentivar à prática desportiva:
“O importante é acolhermos jogos da seleção, internacionais no nosso território. Tenho de felicitar a Federação pela coragem de o fazer.
Isto pode alimentar sonhos a muitos jovens, cada vez há mais qualidade, nomeadamente no futebol feminino, e pode ser o exemplo para que muitas atletas possam surgir. Aqui na região temos atletas com muita qualidade e estes jogos podem dar-lhes alento e entusiasmo para o futuro.”
Estão a competir neste torneio as seleções portuguesa, sueca, norueguesa e austríaca.
No sábado disputam a segunda jornada e em Macedo de Cavaleiros encontram-se a Áustria e a Suécia, às 15h. Na terça-feira, também aqui a Suécia e Noruega jogam a terceira e última jornada.
Também há jogos a decorrer no Estádio Municipal de Bragança e no Estádio São Sebastião, em Mirandela.
O distrito de Bragança acolheu também este mês o Torneiro de Desenvolvimento UEFA Su-16 Masculino.
Escrito por ONDA LIVRE