O Hospital de Macedo de Cavaleiros poderá vir a ser uma Unidade de Cuidados Continuados.
O alerta chega do deputado do PS eleito pelo círculo eleitoral de Bragança.
Mota Andrade é perentório ao afirmar que o Hospital de Macedo de Cavaleiros está a ser alvo de um sucessivo encerramento de especialidades o que levará à despromoção da unidade hospitalar.
“A afirmação do porquê desta possibilidade vem de algo muito antigo. Todos sabemos que existem três hospitais que irão estar ligados por uma Autoestrada, no final do ano, e Macedo de Cavaleiros está no meio dessas Unidades que é a de Mirandela e a de Bragança e o não quererem continuar a manter a urgência, o retirarem o helicóptero, o já ter saído o serviço de otorrino par Mirandela, é preocupante. Ou seja, hoje Macedo de Cavaleiros limita-se a ter apenas Ortopedia e futuramente isso pode também ser abandonado pelo atual Governo”, explica o deputado.
O encerramento da Urgência e a saída do Helicóptero da cidade são duas matérias que estão na ordem do dia e que preocupam o socialista.
Mota Andrade sublinha que o Município de Macedo deveria agir perante este cenário.
“O que preocupa p PS é a inação por parte do executivo municipal que tem mostrado bastante conformismo nas tomadas de decisão do Governo, em relação à cidade de Macedo de Cavaleiros. A verdade é que a saída do helicóptero de Macedo de Cavaleiros é uma perda enorme para a cidade e para a região. Eu lembro que já salvou muitas vidas e se ele sair de Macedo não veremos novamente o helicóptero a voar no distrito de Bragança”, frisa, Mota Andrade.
O deputado do Socialista diz ainda que juntamente com a retirada do Helicóptero estacionado em Macedo de Cavaleiros, também a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM deixará a cidade.
“A retirada do Helicóptero de Macedo, faz também com que o veiculo de apoio a esse meio, a ambulância VMER, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM e juntamente com os seus técnicos, gente altamente credibilizada e especializada em emergência médica também sejam daí retirados. Estou a basear-me em factos, e muito preocupantes”, sublinha o deputado socialista.
De referir que o meio de socorro aéreo está em Macedo de Cavaleiros deste Abril de 2010 e é agora intenção do Governo alocá-lo para Vila Real já em Outubro.
Recordo que o meio aéreo é fruto de um protocolo celebrado entre o antigo ministro da Saúde, Correia de Campos, e chegou como contrapartida pelo encerramento do serviço de atendimento noturno nos centros de saúde do distrito de Bragança e para dar uma mais rápida resposta às populações, devido à distância dos três hospitais.
Escrito por Onda Livre
Acho bem que o Hospital de Macedo venha a ser uma casa de cuidados continuados, pois Mirandela e Bragança não tem esses serviços. Por ex,eu: para visitar o meu Pai que está numa casa de cuidados continuados em Freixo Espada à Cinta é muito complicado… é longe a estrada não é das melhores etc etc .