Universidade Sénior de Macedo de Cavaleiros assinalou Dia Internacional da Mulher com momento de partilha

Hoje assinala-se o Dia Internacional da Mulher e a Universidade Sénior de Macedo de Cavaleiros não deixou passar a data em branco.

O objetivo foi cultivar o respeito entre as mulheres, refere Eduarda Guimarães, da Coordenação desta universidade sénior:

“Começámos pela manhã com uma conversa aberta, subordinada ao tema “Semear Palavras no Feminino”.
O objetivo foi estimular as mulheres a cultivar o respeito pelas próprias mulheres, porque muitas vezes falamos sem ter atenção às palavras que dizemos, que tanto se refletem no outro como em nós mesmos.
Cultivando e semeando, incentivamos os nossos alunos a semear esse respeito.
Como lembrança do dia cada uma recebeu um pequeno vaso com amores-perfeitos.”

No decorrer da manhã, as participantes partilharam histórias de vida, reforçando a importância de se assinalar este dia:

“Há mulheres que ainda hoje, nos tempos que correm, sofrem muito. É inacreditável, no século XXI, a mulher ainda sofrer como sofre com ódios extremistas, em que a mulher parece um objeto.

A mulher é quem dá à luz.
Assinalar o dia da mulher é extremamente importante.
Quanto a mim, sempre me afirmei como mulher. Eu e o meu marido já estamos casados há 47 anos e ele sempre me respeitou e eu a ele.”
“A minha vida foi passada a trabalhar muito. Só pensava no trabalho.
O meu marido também me ajudou muito, também trabalhava e tínhamos uma vida feliz.
Hoje em dia dá-se mais valor do que se dava antigamente, porque ninguém convivia.
Vivia-se a vida da casa, do trabalho e dos filhos.”

Presente esteve também a vereadora da autarquia de Macedo, Susana Viana, que deixou uma mensagem a todas as mulheres macedenses:

“O Município agradece a todas as mulheres macedenses pelas suas conquistas pessoais, sociais, politicas e pela forma como se dedicam à vida.
Agradecemos a todas as mulheres, desde as que estão nas aldeias a trabalhar arduamente nos campos, às que estão na cidade a trabalhar nos diferentes empregos.
Nós, mulheres, somos uma força da natureza e temos de nos valorizar.
O Município valoriza a sua dedicação e o seu compromisso para com elas próprias, com a comunidade e com as suas famílias.”

O Dia Internacional da Mulher é assinalado a 8 de março desde o início do século XX e pretende celebrar os direitos conquistados pelas mulheres e a igualdade de género.

Escrito por ONDA LIVRE

WhatsApp Image 2024-03-08 at 17.02.35 WhatsApp Image 2024-03-08 at 17.02.49