Ao mesmo tempo que decorria a Feira de São Pedro, também aconteceu a I São Pedro Agro Summit, que este ano foi uma novidade. De 1 a 4 de Julho, o auditório da Associação Comercial e Serviços de Macedo de Cavaleiros – ACISMC, acolheu, cursos, palestras e debates sobre diversos temas, mas sempre em foco nos principais sectores agrícolas, nomeadamente o azeite, o vinho, o mel e a inovação e o empreendedorismo.
O presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, considera que este evento esteve ao nível de excelência em termos de conteúdos, e destaca a adesão bastante participativa do público:
“Em termos de público, tivemos uma média de 100 pessoas por dia, de forma flutuante, porque cada momento teve uma média de 40, 50 pessoas. No último dia, dedicado à inovação e ao empreendedorismo.
Portanto, estamos a falar de cerca de 500 pessoas. Isto já está ao nível de uma grande Summit. É bom. Também tivemos o IEFP a colaborar, os formando do IEFP também vieram. Vem aqui, partilham ideias, tudo isto é importante.”
O autarca não esperava tanta adesão:
“Honestamente, não esperava que corresse tão bem. Porque são sempre eventos com alguma resistência na população.
Todos os agentes que são fomentadores do empreendedorismo estiveram presentes em momentos diferentes, em várias áreas. Estamos a falar do vinho, do azeite, do mel, culminando hoje com os prémios de inovação”.
Para Paulo Moreira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros a II Agro Summit tem de apostar mais na internacionalização e focar, sobretudo a ligação a Espanha:
“Nós temos que começar a criar mais interligações mais próximas com Espanha, já falamos disso e já concordamos. E não é por sermos presidentes de estruturas diferentes, nós somos, além de presidentes, macaenses. E queremos o bem para a nossa terra. Nós temos que apresentá-la e levá-la mais longe. Não está desgastado o modelo, mas considero que temos que o pensar e repensar. Porque nós próprios temos que inovar e crescer em consonância com os mercados que estão ao dispor de todos os consumidores.”
A organização esteve a cargo da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, ACISMC, o Gabinete do município de Empreendedorismo e o IPB.
Escrito por Onda Livre