Nuno Pereira, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros ficou em terceiro em masculinos e em segundo lugar, em femininos ficou Tânia Fernandes, do mesmo clube.
Rafael Lopes, em masculinos, e Andreia Santos, em femininos, foram os vencedores da sexta Corrida de São Silvestre de Mirandela, prova que decorreu, na noite do passado sábado, organizada pelo Grupo “Mirandela a Correr”, em parceria com o Município e junta de freguesia local e que bateu o record de participantes com um total de 400 atletas.
Rafael Lopes foi o mais rápido completando os dez quilómetros em 30 minutos e 24 segundos, com uma vantagem confortável de um minuto e 15 para o segundo classificado, o moçambicano Zacarias Sitoe da equipa Santiago Subarrifana. Nuno Pereira, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, completou o pódio masculino. Caso para dizer que à terceira foi de vez, dado que Rafael Lopes já tinha ficado no pódio nas duas anteriores edições:
“Já é a terceira vez que venho a esta prova. Na primeira vez, fiquei no terceiro lugar, depois fui segundo e agora fui o vencedor”, diz o atleta que sublinha o enorme esforço que fez durante a preparação desta prova que diz ter sido fundamental para ganhar com tanta diferença para o segundo classificado. Foram muitos treinos bi-diários, com mais de 100 quilómetros por semana e cheguei aqui a dar o meu máximo e foi sempre assim até ao final”, conta.
Em femininos, triunfo pelo terceiro ano consecutivo para Andreia Santos, da equipa do Santiago Subarrifana. A madrinha da prova bateu o seu próprio record, melhorando em três segundos o tempo conseguido o ano passado, gastando 36 minutos e 13 segundos para correr os 10 quilómetros. Uma enorme alegria por voltar a vencer, mesmo depois de uma semana difícil, conta a vencedora:
“Cheguei aqui muito debilitada, devido à gripe que tive, mas acabou por correr bem, já conhecia o percurso e também tive a companhia outros colegas que me ajudaram e acabei por vencer. Estou muito feliz”, diz.
Em segundo lugar ficou Tânia Fernandes, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros e em terceiro ficou Gabriela Almeida do Maia AC.
Para a organização, a sexta edição foi um enorme sucesso pelo número record de participantes que resultou numa autêntica festa do desporto, como refere Hélder Silva do Grupo Mirandela a Correr:
“Foi uma festa bonita, conseguimos o nosso objetivo de ultrapassar os 350 participantes, a prova correu bem, tivemos uma grande adesão de atletas da região de Trás-os-Montes e é uma alegria ver toda esta gente aqui à volta deste evento e o desporto também é isto, o convívio”, ressalva Hélder Silva, do Grupo Mirandela a Correr.
E para 2025, Hélder Silva já tem uma meta a atingir. Chegar aos 500 inscritos:
“Vamos dar um passo de cada vez e é possível com esta dinâmica ter mais 100 participantes”.
A corrida de São Silvestre de Mirandela volta para o ano no dia 27 de dezembro.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)
Fotografia: Município de Mirandela