Este sábado, o XXI Encontro de Cantares de Reis vai encerrar as atividades da quadra natalícia com a habitual tradição que este ano vai juntar cerca de seis grupos, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, às 15h00.
Esta já é uma tradição de há muitos anos, onde a cultura e memórias são evocadas, com um espírito tão típico desta altura do ano, como destaca Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros:
O espírito é precisamente desta época de reis. Tradicionalmente nas aldeias, faziam-se os cantares de reis, porta a porta, na casa das pessoas e aqui na cidade, também acontecia. Aliás o grupo do senhor Padre Basileu, que aliás também vai atuar no sábado, percorre todas as casas da cidade, durante um período considerável, a cantar estas modas tradicionais, em que cantam porta a porta, e depois as pessoas recebem o grupo dentro de casa, ou então contribuem com vários oferendas, que vão desde os doces, até aos chouriços, como era tradicional nas aldeias.
Vão subir ao palco seis grupos do concelho, o Centro Cultural de Balsamão, o Grupo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, a Universidade Sénior de Macedo de Cavaleiros, a Associação Recreativa e Cultural de Murçós, a CERCIMAC e um grupo da Freguesia do Lombo.
A entrada é gratuita.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE