Alunos de Enfermagem elucidam sobre a temática da Educação Sexual

Alunos de Enfermagem elucidam sobre a temática da Educação Sexual

 

Sensibilizar e elucidar os mais jovens sobre a Educação Sexual.

Foi sobre esta temática que se debruçou a sessão realizada pelos alunos da Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Campus Académico do Nordeste.

As crianças da Nuclisol, do Instituto Jean Piaget receberam uma formação diferente sobre os sistemas reprodutores.

Isabel Pinto, uma das alunas organizadoras da sessão, afirma que a educação sexual é uma responsabilidade de todas as pessoas que lidam com crianças.

microfone

“A temática desta sessão foi educação sexual. Considero que é uma responsabilidade de todos nós, pais, professores e profissionais de saúde, nós como enfermeiros. Procuramos utilizar jogos didáticos porque todos estes meninos já têm acesso à internet, parece que eles já nascem com conhecimento sobre a internet. Tem muita informação mas muito pouco conhecimento. Nós procuramos ajustar as informações que eles têm, que muitas das vezes não é bem interpretada, ajusta-la à realidade. Falamos dos sistemas reprodutores com os nomes técnicos. Utilizamos ferramentas de trabalho consoante as idades, os jogos didáticos foram diferenciados e adaptados ao nível de conhecimento de cada um. Não se pode exigir de miúdos de infantário determinado tipo de conhecimentos que miúdos de 1º ou 2º ciclo já têm, até porque já uma temática dada no primeiro ciclo e dai alguns deles já saberem responder muito convincentemente a algumas questões.”

Duas alunas do curso de Enfermagem e também responsáveis por este projeto ficaram satisfeitas com o resultado final.

Ana Chalaça refere que o balanço é positivo e que a resposta das crianças foi muito motivadora.

Ana Dias fala do crescimento precoce e excesso de informação que as crianças de hoje em dia têm disponível.

microfone

“Levamos algum tempo a preparar tudo porque tínhamos que adaptar a linguagem às crianças que íamos ter, sabíamos que íamos ter crianças de infantário e de ATL, já do 1º ao 4º ano mas claro que levou o seu tempo para adaptar-mos a linguagem para eles. Eles colaboraram bastante, foram bastante recetivos, o balanço é positivo.”

“Acho que é importante porque os miúdos de hoje em dia tem acesso a muita informação e se calhar informação menos certa. É importante na área da saúde nós apostarmos na educação para a saúde principalmente nestas idades de muito risco. Sabemos que as crianças são muito precoces hoje em dia e iniciam as vidas muito mais novos do que há uns anos atrás.”

Rodrigo Sousa de 9 anos e Ângela Major de 11 já tinham alguns conhecimentos sobre este assunto e explicam como é o processo da criação de um bebé.

microfone

“O espermatozóide encontra um óvulo e dá-se a fecundação. O espermatozóide pertence ao pai e o óvulo pertence à mãe, depois o feto fica no útero e a mãe fica grávida. Nove meses depois a mãe vai ao hospital e com a ajuda do médico nasce um novo ser humano. Na minha escola aprendi o sistema reprodutor. Gostei, foi divertido.”

“Aprendi que o pai põe os espermatozóides à mulher para criar o bebe. Fiz um texto pequenino e legendei umas imagens sobre o corpo humano da menina e do menino.”

Tiago Alexandre, de 8 anos, faz um resumo do filme que visualizou no início da sessão.

microfone

“Aprendi que quando o espermatozóide  que é do pai, se junta com o óvulo  que é da mãe, dá-se a fecundação e nasce um bebe. Já sabia antes destas coisas. Vimos um filme em que aparecia um menino na escola e tinha muitos amigos mas tinha uma amiga especial, à maneira que ia crescendo a rapariga gostava mais dele. Depois casaram-se e a mãe ficou gravida. Foi divertido, gostei muito e valeu a pena vir para aqui.”

A docente, e diretora da Escola Superior de Educação do Piaget, Cristiana Madureira, sublinha a importância de levar conhecimentos sobre esta temática a todas as crianças.

microfone

“Foi mais uma atividade desenvolvida pelo curso superior de enfermagem da Escola Superior de Saúde. Pretendeu-se dinamizar a educação para a saúde na temática da educação sexual, no sentido de sensibilizar os mais jovens e esclarecer algumas dúvidas que as crianças possuem relativamente ao sistema reprodutor masculino e feminino. São crianças da Nuclisol, crianças do pré-escolar, meninos de 4 e 5 anos e também do 1º ciclo do ensino básico que agora em período de férias passam o dia todo no ATL. Desenvolvemos muitas atividades em simultâneo com a Nuclisol.”

Os alunos 2º ano da Licenciatura em Enfermagem a realizar mais uma atividade de educação para a saúde, sob a temática da educação sexual.

educação sexual (1) educação sexual (4)

Escrito por Onda Livre

Relacionados