Fontes estão a secar para a cultura “Não há dinheiro como havia há vinte anos”

Fontes estão a secar para a cultura “Não há dinheiro como havia há vinte anos”

Não há dinheiro para apoiar as entidades culturais  como havia há vinte anos.

A declaração é do Secretário de Estado da Cultura.

De visita a Macedo de Cavaleiros, Jorge Barreto Xavier sustenta que não se vivem tempos de demagogia e realça que as dificuldades devem ser encaradas com realismo e com uma maior intervenção social.

Alertando para a falta de recursos crescente, o parlamentar frisa que hoje, o modo de vida deve ser ajustado às possibilidades financeiras do velho continente.

microfone

“Não podemos negar que vivemos um momento de dificuldade. Há varias maneiras de olharmos para as dificuldades, uma é o que é que podem fazer por nós, outra é como é que nós podemos agir em relação às nossas próprias dificuldades. Já não vivemos aquele momento em que podemos pensar que o Estado é um pai, que resolve todos os problemas, não é. Somos todos cidadãos de corpo inteiro, temos todos o dever, para além do direito, de o desempenharmos na vida social”.

“O Estado tem um papel fundamental, tem que estar presente na intervenção social, mas os cidadãos tem que desenvolver a sua parte. Hoje em dia, com as limitações que Portugal e a Europa atravessam, pensar que o modo que vivemos é igual ao de há 20 anos  é errado, se alguém disser isso é só por demagogia e não vale a pena estarmos com demagogias porque não é o momento. É o momento de enfrentarmos a vida que temos, as dificuldades que temos com realismo”, realça o Secretário de Estado.

O Secretário de Estado da Cultura frisa que a escolha para os apoios chegarem ao destino é feita com justiça e total transparência.

Barreto Xavier é imperativo ao dizer que é impossível apoiar as diversas organizações existentes no País.

microfone

“O Estado deve desenvolver os seus apoios com justiça e transparência mas hoje temos menos dinheiro e isso significa uma coisa prática, que é uma regra de aritmética simples, infelizmente não podemos apoiar da mesma forma o mesmo número de organizações que se apoiavam antes. O trabalho através do qual se faz o apoio às artes, em particular, é um trabalho seletivo. Esse trabalho reflete uma visão de escolha a partir de regras que estão estabelecidas e são transparentes. Há organizações que são apoiadas e há outras que não, apesar de tudo e ainda durante esta iniciativa do concurso este ano, foi possível reforçar a verba disponível mas mesmo assim ela não chega para toda a gente. É óbvio que  lamentamos isso, mas ao mesmo tempo não conseguimos chegar hoje, nem seria possível, que todas as entidades que concorrem a concursos públicos fossem contemplados nesta ou outra área”, explica.

Jorge Barreto Xavier a declarar que há menos dinheiro para apoiar a cultura em Portugal. 

Escrito por Onda Livre 

Relacionados