Agrupamento Vertical de Escolas de Macedo de Cavaleiros celebra o Mês do Ambiente

Agrupamento Vertical de Escolas de Macedo de Cavaleiros celebra o Mês do Ambiente

 

O Agrupamento Vertical de Escolas de Macedo de Cavaleiros celebra o Mês do Ambiente.

Várias escolas do agrupamento irão realizar várias atividades durante todo o mês.

O Centro Escolar de Macedo de Cavaleiros faz parte do projeto Eco-Escolas.

Jorge Guerra, professor responsável pelo projeto, explica no que consiste ser uma eco escola e quais os requisitos necessários.

microfone

“O eco-escolas é um programa internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho da qualidade desenvolvida pelas escolas no âmbito da educação ambiental. Fornece para as escolas metodologias de trabalho, apoio, enquadramento ao trabalho desenvolvido na escola através de uma plataforma que nós temos onde introduzimos todos os dados. Para sermos uma eco-escolas temos que passar algumas fases. Primeiro temos que fazer uma ficha de acompanhamento de todos os projetos que a escola quer, em segundo lugar temos que organizar um concelho eco-escolas que tem como parcerias a câmara e toda a gente envolvida na comunidade escolar. Depois disso fazemos uma auditoria ambiental, ou seja, ver se há pingas de água, se há falhas de energia e fazemos também um inquérito aos pais em relação à reciclagem.”

Cada turma escolhe um tema e através de várias atividades explora-o durante todo o ano.

Jorge Guerra fala também das “brigadas verdes” que auxiliam as crianças a criar responsabilidade ambiental.

microfone

“Passamos também por um plano de ação e é ai que fazemos a descrição das atividades por turma que optam por um projeto. Uma turma escolhe a energia solar, outros a água, outros a biodiversidade; todas as turmas têm um tema que desenvolvem dentro do projeto ambiental. Temos também uma “brigada verde”, todas as semanas uma criança fica responsável por ver se há pingas de água no quarto de banho para avisar um funcionário, outro vai ver se o computador ficou ligado, se as luzes da sala foram desligadas. Todas as semanas chega um relatório dessas anomalias que depois damos essa informação aos funcionários ou tentamos ir fazer nós. Nesse relatório semanal temos uma brigada da água, da luz e do lixo.”

Amanhã as turmas do Centro Escolar saem à rua numa marcha pelo ambiente com o tema Proteção Ambiental no âmbito do Dia Mundial do Ambiente  e da comemoração do Dia Eco-Escolas.

O professor responsável afirma que esta marcha é uma forma de sensibilizar a população macedense para a proteção ambiental.

microfone

“Juntamos o útil ao agradável porque tínhamos que fazer a comemoração do dia eco-escolas no plano da ação e não havia melhor dia que o dia do ambiente. Vamos fazer uma marcha pelo ambiente, todas as turmas terão um slogan em relação ao projeto que estão a desenvolver, por exemplo, a turma que está a desenvolver a energia solar tentará sensibilizar a população com uma frase sobre esse tema. Eu apelo que vão apoiar todas as turmas que participarão nesta marcha com o objetivo de sensibilizar a população para o ambiente nas várias vertentes.”

De 1 a 7 de Junho está patente uma exposição no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros com vários trabalhos realizados pelas crianças no âmbito do projeto Eco-Escolas.

Treze escolas do Agrupamento Vertical de Escolas de Macedo de Cavaleiros contam com bandeira verde.

 

Escrito por Onda Livre

Relacionados