Macedo de Cavaleiros – a Cidade Natal

Macedo de Cavaleiros – a Cidade Natal

Pelo segundo ano, Macedo de Cavaleiros veste-se de luz para receber a quadra natalícia.

Este ano, a Casa do Pai Natal e outras personagens alusivas ao Natal mudaram-se para Jardim 1º de Maio, com a ajuda da Cercimac.

O objetivo era criar uma decoração “que tocasse no coração das pessoas”, explica a Vereadora da Cultura, Helena Magalhães.

microfone profissional 4 (1)

“O ano passado foi a primeira vez que começamos a decorar a cidade e a chamar-lhe Cidade Natal.

Foi um projeto muito embrionário, fiquei muito contente porque houve grande adesão por parte das associações culturais, dos professores e dos alunos.

Este ano, a Cercimac veio nos dar uma ajuda brilhante. O projeto ficou muito mais enriquecido, e acho que espelha muito mais a magia do Natal.

Aquilo que nós pretendemos é criar uma decoração que tocasse no coração das pessoas. Não só das pessoas que vivem em Macedo de Cavaleiros mas também das pessoas que nos visitam.

Quisemos recriar a alegria do Natal, a magia. O Jardim 1º de Maio está muito bonito, com a casinha do Pai Natal, as renas, os bonecos de neve e aquela ponte mágica. Todas as pessoas ficam encantadas, e nós temos muito que agradecer a Cercimac pela sua criatividade e pela sua vontade de criar.”

Houve outras colaborações na conceção desta Cidade Natal.

microfone profissional 4 (1)

“Em relação ao Jardim 1º de Maio, também dizer que houve a colaboração da equipa da biblioteca e das pessoas mais idosas, que estão no projeto Idade Sénior. É um projeto que se chama “Idade maior, idade melhor “, e que tiveram o carinho e a amabilidade de fazer cachecóis gigantes em grupo.

As pessoas iam tricotando. e com esses cachecóis envolveram os troncos das árvores e acho que ficou um ambiente muito mais quente, mais humano.

Os professores, também os alunos do 1º Ciclo e os alunos mais velhos fizeram uma decoração de vitrais, aqui na Câmara Municipal. Portanto, tivemos a colaboração de muita gente aqui no Jardim embora de fato a Cercimac tivesse o papel preponderante.”

As associações culturais e recreativas macedenses responderam também ao apelo, e decoraram rotundas e as suas sedes.

microfone profissional 4 (1)

“Fizemos novamente o desafio às associações culturais e desportivas para participarem na decoração da cidade, e temos trabalhos muito bonitos.

Algumas associações optaram por decorar as suas varandas ou jardins, e outras aproveitaram mesmo as rotundas. Sobretudo à noite a cidade, ganha outro brilho por causa das luzes.

Acho que queria aqui salientar o espírito solidário, comunitário que se vive aqui. A nossa decoração não é  comprada. Não é algo que nós compramos numa loja e que colocamos. É algo de muito construído, partilhado  – e é esse o verdadeiro espírito natalício.”

Macedo convertida na Cidade Natal, pelo segundo ano.

O Geopark Terras de Cavaleiros oferece ainda uma mochila à fotografia que obtiver mais “likes” no Facebook, com o Pai Natal alusivo ao geoparque, que pode ser encontrado no Jardim 1º de Maio.

A Vereadora da Cultura deixa também um apelo ao civismo, para que as decorações sejam respeitadas, de modo a que se viva o espírito do Natal em pleno.

IMG_0233 IMG_0277 IMG_0291 IMG_0293 IMG_0295

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados