Histórias centenárias recriadas em aldeias do concelho macedense

Histórias centenárias recriadas em aldeias do concelho macedense

Um fim-de-semana onde se celebrou a história e a cultura dos povos que, em tempos remotos, habitaram e fizeram vida em duas aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros.

 

A primeira foi Casas Queimadas, hoje Vale de Prados, que há 730 lhe foi atribuída um Foral Dionísio e, depois, Cortiços e Cernadela, que celebram 500 anos desde a atribuição dos Forais Manuelinos.

Estas passagens históricas foram recriadas no sábado em cada uma delas, encenadas pelo grupo de teatro Filandora.

O objetivo foi dar a conhecer à população a importância das terras que habitam, com histórias por muitos até então desconhecidas, refere Rui Sousa, responsável pela investigação histórica.

icon 2_reduzido

“A importância tem a ver com o orgulho das populações sentem ao ter noção de que as aldeias onde vivem têm muita mais antiguidade e história do que o que vulgarmente é pensado.

Hoje estamos a comemorar 730 anos de um foral, numa aldeia que até é mais antiga que isso, e comemorar os 500 anos de Cortiços e Cernadela que são também mais antigas que essa data, tendo inclusive um foral que o prova.

As pessoas não têm noção da existência desses documentos nem de que os Reis se importaram por estas terras.

Esta investigação já vem de há muitos anos. Preparar, obviamente que dá sempre o seu trabalho. Fomos buscar o grupo Filandorra que teve uma excelente participação e colaborou imenso, e o objetivo foi recriar, com um pouco de humor, o que aconteceu nestas terras.

 

Um fim-de-semana dedicado à história de algumas localidades do concelho, refere Duarte Moreno, presidente do Município Macedense.

icon 2_reduzido

“Este é um fim-de-semana com muita história, são os 800 anos de Morais, 730 da entrega do foral de Vale de Prados e 500 dos Cortiços e Cernadela.

As pessoas não sabiam, de facto, porque foi entregue o foral e para o que era usado o pelourinho. Assim sendo, a recriação vem dar mais notoriedade e mais conhecimento à população destas aldeias.”

Encenações que deram a conhecer partes importantes da história das aldeias de Vale de Prados e Cortiços e Cernadela, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados