Cursos TesP e Escola de Negócios arrancam já no próximo mês, em Macedo

Cursos TesP e Escola de Negócios arrancam já no próximo mês, em Macedo

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TesP) e a Escola de Negócios iniciam já no próximo mês de setembro, em Macedo de Cavaleiros, e vão funcionar nas instalações do antigo polo de saúde do Instituto Jean Piaget, cuja negociação da aquisição do edifício, por parte da autarquia, está a ser finalizada.

Side Up”, é o nome do projeto que traz de volta o Ensino Superior à cidade, numa parceria entre o Município Macedense, a Associação Comercial e Industrial local, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a incubadora de empresas BLC3.

No âmbito da Escola de Negócios, as novidades passam pela criação de pós-graduações nas áreas de contabilidade, saúde e Administração Pública, como explica Orlando Rodrigues, presidente do IPB:

“Era um projeto anunciado, já com alguma história. Era uma ambição do Instituto Politécnico, criar uma escola de negócios, era um anseio dos empresários da região, e portanto, estamos a materializá-lo aqui, com arranque de algumas formações, muito adaptadas a necessidades concretas das empresas e das instituições da região.

Estamos, de facto, a iniciar a escola de negócios aproveitando esta dinâmica de Macedo, e esta centralidade da cidade.

Iniciamos com uma formação muito dirigida para técnicos na área dos negócios e da administração pública, sobre o novo sistema de normalização contabilística; depois, outra na gestão das unidades de saúde, e depois temos uma grande expectativa numa formação de estratégia e inovação empresarial, na qual, gostaríamos de envolver os empresários da região na melhoria dos seus conhecimentos, mas sobretudo, no trabalho em rede na área da inovação e da melhoria da competitividade nas suas empresas.”

 

Sobre os TesP, as ofertas formativas vão contemplar as áreas de empresas e serviços – secretariado e línguas; turismo; acompanhamento de crianças e jovens; agricultura e ambiente, saúde – estética e bem-estar. Formações que pretendem atrair população para o concelho e dar respostas às necessidades da economia local, refere Acácio Espírito Santo, coordenador do projeto.

 

“Temos uma expectativa realista de que, conseguimos ser sedutores para trazer jovens alunos para cá. Temos um projeto de desenvolvimento económico para eles, ou seja, não vamos fazer uma oferta de Ensino Superior sem criar condições para que, rapidamente entrem no mercado de trabalho, e se desenvolvam, podendo continuar a estudar a partir daí. Projeto Integrado, tal como o próprio nome indica.” 

 

Por parte da autarquia, o investimento será de cerca de 1,3 milhões de euros. Apesar do esforço financeiro, Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo, considera que, a médio/longo prazo, possam vir a fixar-se empresas no concelho.

“Estamos a equilibrar as nossas contas e estamos com uma capacidade de endividamento que nos permite fazer estes investimentos. 

Como eu disse dentro de 2/3/4 anos teremos, certamente, uma alteração do tecido social da nossa cidade e do nosso território. Isso altera porque, trazendo novas pessoas, gente jovem com capacidade e capacitada para novas iniciativas  e inovações, possamos ter umas startups que depois possam consolidar e fixar aqui empresas e população.”

 

A propina dos TesP terá um custo anual de 420 euros e a duração de dois anos.

 

Escrito por ONDA LIVRE 

Relacionados