Dia dos namorados celebrado com afetos para a comunidade sénior de Macedo de Cavaleiros

Dia dos namorados celebrado com afetos para a comunidade sénior de Macedo de Cavaleiros

Hoje comemora-se o Dia dos Namorados e em Macedo de Cavaleiros celebraram-se os afetos.

Uma tarde recheada de atividades, levadas a cabo pelos alunos da Universidade Sénior de Macedo de Cavaleiros, que através de várias formas de arte, celebraram o amor e a amizade, como explica Eduarda Guimarães, membro da coordenação da Universidade Sénior:

“Nós hoje pretendemos celebrar os afetos, ou seja, acima de tudo relembrar os amores que passaram e os amores que estão, porque os nossos alunos ainda vivem com muito coração e alma para dar amor. Pretende-se celebrar a amizade, daí não o nome “celebrar o amor”, que se refere ao amor no geral, seja ele dos pais ou dos amigos. Temos patente uma exposição de poesia, eles vão ler alguns poemas de amor, cantar/tocar algumas umas músicas que eles prepararam, ler poesias e ainda algumas atividades surpresa, como um bailarico como eles tanto gostam. Temos também uma sessão fotográfica, criamos um painel alusivo ao tema dos afetos e, além disso, temos também patente uma exposição de cartas de amor de autores famosos e outras dos próprios alunos.”

Atividades que foram sendo preparadas durante as aulas da Universidade Sénior e que têm como objetivo despertar os alunos para a valorização das memórias do passado mas também do valor de viver o presente:

“Foi muito bonito porque eles estavam tímidos quando começaram a falar dos afetos e dos amores que tiveram na vida, e, por exemplo ontem, numa aula de expressão dramática, na tentativa de recordar toda uma vivência e trazerem ao de cima as memórias através de um texto, eles abriram-se e contaram histórias do primeiro amor.  Emocionaram-se e mostraram grandes sorrisos por várias vezes, recuperando histórias que estavam esquecidas num cantinho.

O objetivo é precisamente esse. Relembrar toda uma vida e o quanto ela foi grande e bonita, para que estas pessoas sintam que estão aqui e que vale a pena estar e viver.”

Uma tarde diferente para os alunos que desta forma dizem relembrar outros tempos:

“Foi um dia bonito porque no nosso tempo de mocidade não haviam festas assim e agora ainda bem que temos estas coisas que são novas para nós. Ficamos muito contentes e alegres. No nosso tempo era diferente.”

“O dia dos namorados é um dia bonito. Hoje em dia nós já não namoramos e no nosso tempo não havia disto. Agora achamos graça porque é bonito.”

Entre os participantes encontramos Ana Maria Gonçalves, que levou para exposição uma carta de amor que lhe foi escrita em outros tempos, que diz, não eram como os de agora:

“Tenho uma carta que o meu marido, que naquela altura ainda era namorado, me escreveu.

Ele estava na Alemanha e escreveu-me uma carta de amor, que era coisa que ele sabia fazer muito bem.”

Os namoros de antigamente eram às escondidas porque os pais não gostavam, Escreviam-se cartas o que agora já não acontece, é mais através dos telemóveis e mensagens. Antes era mais amoroso.”

Do evento participaram ainda alguns utentes da Santa Casa da Misericórdia, alunos do IPB em Macedo e restante comunidade que labora no edifício do Pólo II do antigo Instituto Piaget, onde decorreu a atividade.

Escrito por ONDA LIVRE

1234756

Relacionados