Bispo inaugura “Ex-votos de Balsamão” no Museu de Arte Sacra

O bispo da diocese de Bragança-Miranda inaugurou a exposição “Os ex-votos do Convento de Balsamão”, que vai estar patente no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros até ao último dia do ano.

D. José Cordeiro refere que “os ex-votos” representam a fé do povo transmontano, sendo mesmo o maior espólio do Nordeste.

Ouça aqui: D. José Cordeiro, bispo da diocese de Bragança_Miranda 

D. José Cordeiro prometeu o contacto directo com a população. O bispo da diocese de Bragança-Miranda sublinha que esta é apenas uma maneira de o fazer.

 “Quando refiro a presença e a proximidade com as pessoas é mesmo o contacto directo e isso tem muitas formas de o fazer. Nas paróquias, encontros informais e até através da comunicação social”. 

A exposição “os ex-votos de Balsamão” são a segunda exposição temporária do Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros. Beraldino Pinto, autarca de Macedo, considera que se impunha fazer esta exposição pela sua riqueza cultural.

Os ex-votos de Balsamão são o maior espólio do género no Nordeste Transmontano. Foram reunidos por um grupo de trabalho do Centro Cultural de Balsamão em 2009. Um ex-voto trata-se de um símbolo, que representa uma promessa, a graça de uma cura física ou espiritual.

Por: Miguel Midões e Lídia Martins

Relacionados