Corujas aplaude distinção de filho da terra pela Academia Pedro Hispano

Pelo segundo ano consecutivo, o prémio da Academia Pedro Hispano foi entregue a um macedense. Depois de Adriano Moreira ter recebido a distinção no ano passado, a Academia decidiu, este ano, destacar o trabalho do biblista português Frei Francolino Gonçalves.

O Frei, natural de Corujas, há 40 anos que se dedica à investigação bíblica.

A família está orgulhosa do homem, que se tornou padre, mas que nunca esqueceu a aldeia transmontana onde nasceu. 

Antónia Gonçalves, chamada de Tonha pela Irmão, enche o coração de orgulho para falar daquele que este ano foi distinguido pela Academia Pedro Hispano. Um prémio que deixou Frei Francolino Gonçalves surpreendido e um prémio que premeia os já 40 anos dedicados à investigação bíblica.

Antónia Gonçalves destaca que esta distiunção foi um orgulho para a família. 

“Eu acho que ele ficou contente, animado. Para nós foi um grande orgulho, para uma família pobre e humilde não é muito frequente ver-se uma pessoa como ele. A minha mãe é analfabeta e o meu pai também, no entanto, o meu irmão é assim”.

Antónia Gonçalves lembra que já na instrução primária o irmão se realçava pela inteligência e foi a professora que o encaminhou para a vida religiosa. 

Ouça aqui: Distinção Frei Francolino

Frei Francolino Gonçalves tem dedicado a sua vida religiosa ao estudo da bíblia e não esquece Corujas, aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros. 

Ouça aqui: Distinção Francolino 2

Frei Francolino Gonçalves é acarinhado em Corujas, nas suas vindas habituais à terra natal. No passado sábado recebeu, na Figueira da Foz o Prémio da Academia Pedro Hispano, por ser “um caso raro e incontornável da cultura portuguesa dos séculos XX e XXI”, refere a Academia.

Para breve estará a publicação, em português, de algumas das suas investigações fundamentais acerca do estudo da bíblia.

Por: Miguel Midões

Relacionados